Página inicial > Ceilândia > Estudantes do IFB Campus Ceilândia visitam Cidade de Goiás em jornada cultural e literária

Criado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h49 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h49 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h11 | Acessos: 350

Nos dias 1° e 2 de outubro, os estudantes dos cursos de Letras-Espanhol e 2ª Licenciatura em Letras-Português do IFB Campus Ceilândia, realizaram uma visita técnica à Cidade de Goiás. A excursão contou com a participação das professoras Andreia Leão, Darlene Rocha, Eliene do Carmo, Gabriela Pinheiro, Juliana Parente, Letícia Coroa e Suiane Silva, que acompanharam o grupo em um dia de imersão cultural e literária.

O passeio teve como foco principal promover uma vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula, ao mesmo tempo em que ofereceu aos alunos a oportunidade de explorar as raízes culturais e históricas da cidade. O roteiro incluiu visitas ao Museu de Arte Sacra, ao Palácio Conde dos Arcos e à Casa de Cora Coralina, famosa escritora goiana que eternizou em seus textos o cotidiano e as tradições do estado.

No Museu de Arte Sacra, os estudantes tiveram contato com uma rica coleção de arte religiosa, compreendendo um importante aspecto da herança cultural brasileira. O Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual, ofereceu uma perspectiva sobre o passado político da região, enquanto a Casa de Cora Coralina inspirou o grupo ao apresentar detalhes sobre a vida e obra da poetisa que marcou a literatura brasileira.

A professora Suiane Silva destacou a importância da visita, comentando: "A excursão vai além da sala de aula, pois proporciona uma experiência imersiva que conecta os alunos diretamente com a história e a cultura do Brasil. Visitar a Casa de Cora Coralina, por exemplo, nos permite sentir o que está por trás dos poemas da autora, entender o ambiente que a inspirou e refletir sobre como o contexto local influencia a criação literária. Essas vivências são essenciais para a formação de professores de Letras, pois ampliam a visão crítica e cultural que eles levarão para suas futuras salas de aula.". Ela ainda acrescentou que a excursão também reforça a importância do contato com o patrimônio material e imaterial, promovendo uma formação completa que valoriza tanto o conhecimento acadêmico quanto o cultural.

A viagem se consolidou como uma experiência marcante para todos, além de fortalecer o vínculo dos estudantes e professores com a rica herança cultural do estado de Goiás. O recurso para a viagem foi custeado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Técnico e Científico – PADTC.