Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Estudantes do IFB participam da abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Ministério do Trabalho
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB participam da abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Ministério do Trabalho

Criado: Quinta, 03 de Abril de 2025, 15h53 | Publicado: Quinta, 03 de Abril de 2025, 15h53 | Última atualização em Quinta, 03 de Abril de 2025, 16h00 | Acessos: 89

Na manhã desta quarta-feira (3), estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Ceilândia – participaram da cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT). O evento foi realizado no auditório principal do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro do Trabalho.

A iniciativa foi organizada pelo colegiado do curso técnico em Segurança do Trabalho, sob a coordenação dos professores Iva Jesus, André Brito e Conceição Costa, em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho. O Auditor-Fiscal do Trabalho José Almeida, coordenador-geral da CANPAT, também teve um papel fundamental na articulação da atividade. Além disso, a cerimônia contou com a presença dos professores do IFB Naira Pereira e Jeremias Caettano.

A solenidade atraiu um público expressivo, lotando o auditório e superando as expectativas dos organizadores. “O auditório estava cheio, muitos convidados ficaram de pé. Foi uma cerimônia bonita e significativa para nossos estudantes”, destacou a professora Iva Jesus.

Após a abertura oficial, os estudantes participaram de um tour exclusivo pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), conduzido pelo auditor José Almeida. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer diversas coordenações, entre elas a Coordenação-Geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, onde foram recebidos pela coordenadora-geral Viviane de Jesus Forte. Ela explicou o funcionamento do setor, as principais atribuições da fiscalização e compartilhou experiências práticas da equipe.

Segundo Viviane, um dos principais indicadores de boas práticas nas empresas fiscalizadas é a presença de um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), mesmo que composto apenas por um técnico em Segurança do Trabalho. “Mesmo com uma equipe reduzida, essas empresas demonstram maior zelo com a saúde, segurança e integridade dos trabalhadores”, destacou.

Os estudantes também conheceram a Coordenação-Geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo e Tráfico de Pessoas, onde foram recebidos por auditores que apresentaram uma visão geral sobre o tema. A visita foi concluída no gabinete da Secretaria de Inspeção do Trabalho, encerrando uma manhã repleta de aprendizados e vivências enriquecedoras.

Além dos estudantes do IFB, a visita também contou com a participação de alunos do SENAC, acompanhados pelos professores Engs. José Roberto e Jéssika Borba. O destaque ficou por conta da interação com o auditor José Almeida, que gravou um vídeo com os técnicos de segurança presentes. O material será divulgado nas redes sociais para valorizar a profissão e reforçar a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

 

 

Fim do conteúdo da página