Encontro Formativo traz Gina Vieira para tratar sobre trajetórias e desafios da docência
O 2º Encontro Formativo Docente promovido pelo IFB Campus Ceilândia aconteceu na quarta, 14, de julho, tendo como convidada especial a professora Gina Vieira Ponte. A educadora compartilhou experiências e desafios que vivenciou. Professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gina também é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília. Além disso, é autora e executora do "Projeto Mulheres Inspiradoras", criado e desenvolvido em 2014, que foi agraciado com 15 prêmios, entre os quais, o 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o 8º Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação, o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e com o Ministério da Educação.
Com o tema "Trajetórias e desafios da vida docente", a palestra abordou questões centrais para quem atua ou deseja atuar no campo da educação, trazendo à tona reflexões sobre o compromisso social da docência, os obstáculos enfrentados pelas(os) educadoras(es), e as estratégias possíveis para resistir e inovar no cotidiano escolar.
Gina Vieira, conhecida por seu trabalho com projetos de leitura, equidade de gênero e valorização da diversidade, emocionou e inspirou o público com seu relato pessoal e profissional. A educadora destacou a importância do engajamento político e afetivo na prática docente, além de defender uma educação comprometida com a transformação social. Em sua fala, ela também reafirmou o poder da palavra, do afeto e da escuta como elementos centrais no processo de ensino-aprendizagem.
O público que participou do momento se encantou com suas vivências. “Mais do que uma palestra, o momento representou um convite à esperança e à reinvenção do fazer pedagógico, reafirmando a docência como uma escolha potente e necessária diante dos desafios contemporâneos da educação pública”, comentou a Profa. Eliene do Carmo, organizadora da atividade.
O Encontro compôs parte de uma das atividades do componente curricular de Estágio Supervisionado do curso de Segunda Licenciatura em Letras - Português. O encontro contou com a presença de estudantes, professores, coordenadores do campus e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Redes Sociais