Página inicial > Ceilândia > Curso de Informática para a Terceira idade certifica 44 alunos e proporciona um reencontro inesperado

Lack of access rights - File '/images/0126.jpg'

Criado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 10h02 | Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 10h02 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 12h02 | Acessos: 2731

Seg, 16 de Dezembro de 2013 09:18

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, na tarde da última quinta-feira, 12, no auditório do Campus Brasília, a certificação de mais uma turma do curso de Informática Básica para Terceira Idade do Campus Ceilândia. Neste semestre, 44 alunos concluíram o curso.

A professora da turma, Conceição Costa, falou sobre a satisfação de trabalhar com estudantes da terceira idade. “Eles são as alegrias do Instituto, porque são interessados e esforçados; eles não faltam. Neste semestre, de 48 alunos matriculados se formam 44”.

Durante o curso, os alunos aprenderam a usar a internet, editar textos e planilhas eletrônicas, baixar fotos no computador, criar suas próprias contas de e-mail, além de acessar as redes sociais.

O aposentado Alonso Ferreira foi um dos alunos formados neste semestre; ele compartilhou um pouco de sua experiência. “Minha esposa já fez o curso; formou na turma passada. Agora eu tive a oportunidade de fazer o curso e eu é que estou formando. O aprendizado todo desse curso foi bom", contou.

A professora Conceição também explicou um pouco sobre sua experiência de dar aulas para turmas tão especiais. "Ensinar para alunos da terceira idade não é o mesmo que ensinar para um público adolescente. Eles têm um pouco mais de dificuldades de memorização e compreensão, ou seja, nós temos que transformar essas dificuldades em algo agradável".

Um encontro imprevisível

No dia 4 de dezembro, os alunos do curso de Informática para Terceira Idade participaram da II Mostra de Talentos do IFB. José Marques, 68 anos , aluno do curso, participava de uma roda de viola com seus companheiros de sala. Do outro lado do salão, estava Sandra, 41 anos, terceirizada do Campus Brasília, que atua como segurança na unidade. A funcionária observava à apresentação quando aquele senhor moreno, de estatura média, cabelos grisalhos e olhos puxados lhe pareceu familiar.

“Eu perguntei para uma das senhoras que estava ali perto se aquele senhor se chamava José Marques; uma delas me respondeu que “sim” e eu confirmei que ele era realmente quem eu imaginava: meu pai", contou Sandra.

O senhor José Marques relatou sua versão do reencontro. “Ela chegou e perguntou se eu já tinha morado na Cidade Ocidental e se eu conhecia a mãe dela. Eu disse que já tinha morado lá há muito tempo e que tinha tido um romance com a mãe dela. E logo ela se apresentou como minha filha”, contou o Senhor José com os olhos marejados de lágrimas.

O dia 12 de dezembro ficará marcada na história dos 44 estudantes, principalmente de José Marques, que além do certificado de conclusão do curso, encontrou, no IFB, parte de sua história que estava perdida. E foi justamente das mãos da filha, que ele recebeu o tão esperado certificado. “Eu a procurei por muito tempo. A última vez que nos vimos, ela estava com 15 ou 16 anos. Depois não a encontrei mais”, disse Marque