Página inicial > Ceilândia > GDF firma parceria com o IFB e assume compromisso de melhorias no acesso ao Campus Ceilândia

Criado: Terça, 20 de Janeiro de 2015, 17h14 | Publicado: Terça, 20 de Janeiro de 2015, 17h14 | Última atualização em Terça, 20 de Janeiro de 2015, 17h28 | Acessos: 2202

O vice-governador do Distrito Federal (DF), Renato Santana, e uma comitiva composta por representantes de diversos órgãos do GDF, visitou nesta terça-feira, 20 de janeiro, a sede definitiva do Campus Ceilândia, que está em fase de conclusão de suas obras. A unidade definitiva do Campus Ceilândia fica entre a linha do metrô e a UnB, no P Sul, contudo, a falta de infraestrutura e a cultura da comunidade da região de jogar lixo nos arredores das instalações dificulta o acesso ao local.

Para tomar medidas imediatas e articular ações de melhorias no espaço, o vice-governador do Distrito Federal se reuniu com o reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, o diretor-geral do Campus Ceilândia, Tarcísio Ribeiro, o diretor pro tempore do Campus, Luciano de Andrade Gomes, além da equipe técnica do IFB responsável pela obra.

Com o objetivo de pactuar ações imediatas e que contemplem as demandas que viabilizarão a inauguração do campus, a comitiva do GDF foi composta por presidentes, secretários e técnicos da CEB, Caesb, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Terracap, Novacap, Detran entre outros órgãos. Durante a visita também esteve presente a diretora da Universidade de Brasília - Campus Ceilândia, Diana Moura Pinho.

Segundo o reitor do IFB, Wilson Conciani, o momento foi importante para o novo governo pudesse conhecer a obra e trazer o apoio dos órgãos para dar continuidade ao projeto.  “A partir dessa iniciativa esperamos estabelecer uma relação com o novo governador para que as demandas da população do DF sejam realmente atendidas. A nossa prioridade aqui é melhorar o acesso ao campus, a segurança e a iluminação na área”, afirmou Conciani.

Já o diretor-geral do Campus Ceilândia afirma que esta parceria resultará em benefícios não apenas de infraestrutura, mas trará a o acesso a educação como instrumento para o desenvolvimento social. “O processo de implantação do Campus Ceilândia é uma conquista social e a sua inauguração marcará um legado de novas possibilidades e oportunidades para a cidade. Hoje pactuamos uma parceria e esperamos que o resultado seja a urbanização da área, ajudando a proporcionar a emancipação e autonomia dos nossos jovens e adultos por meio da educação e capacitação profissional”, compartilhou Tarcísio Araújo.

Para Renato Santana, a instalação e inauguração do campus é um grande ganho para Ceilândia e uma das grandes conquistas da região. Na ocasião, ele ainda afirmou que não é pela falta de infraestrutura que esse avanço deixará de acontecer. “A nossa vinda hoje aqui é de trabalho. Estamos aqui com nossa equipe para identificar os problemas, não gerar falsas expectativas, mas assumir o compromisso com aquilo que efetivamente seremos capazes de realizar”, disse o vice-governador.

Na oportunidade, ele também lembrou a disposição da parceria e o compromisso que o governador Rodrigo Rollemberg tem com a consolidação e a expansão do Instituto Federal de Brasília (IFB) quando ainda senador da república.

Após o término das obras, o Campus Ceilândia do IFB terá capacidade de receber até 1200 alunos, com um quadro de pessoal composto por cerca de 120 profissionais. Atualmente, o IFB possui dez campi: Brasília, Gama, Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Taguatinga Centro.

Em sua oferta, estão cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), técnicos profissionalizantes, técnicos integrados ao Ensino Médio, de graduação, além de cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD).