Página inicial > Ceilândia > Campus Ceilândia do IFB desenvolve sua própria rede social

Campus Ceilândia do IFB desenvolve sua própria rede social

Criado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 16h22 | Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 16h22 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2015, 16h25 | Acessos: 2453

Uma ferramenta que proporcionasse uma melhor comunicação entre o público interno, a comunidade e egressos, foi com esse propósito que o Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) desenvolveu o IFSocial. A intenção é contribuir com um processo inovador de gestão pública nas instituições de ensino, por meio da rede social.

O IFSocial é fruto de um projeto de pesquisa aprovado em 2014 na Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), pelos professores do Campus Jocenio Marquios e Laura Misk.

Jocenio Marquios explica que além da divulgação das ações desenvolvidas no Campus Ceilândia, o uso da rede social no ambiente acadêmico incentivará a participação e interação entre servidores, discentes e comunidade externa. “Inclusive com ações voltadas para o público egresso. Os alunos terão acesso às informações de forma mais dinâmica, além de interagir com seus colegas, professores e demais departamentos do campus”, afirma.

Desde o início de 2015, o IFSocial passou a ser um projeto institucional, e a intenção é que seja incorporado ao domínio do IFB após a fase de teste no Campus Ceilândia. São duas versões: uma acadêmica e outra versão para a Intranet do IFB.

O Aluno Vladmir Ribeiro Melo, do curso de Cadista para Construção Civil – na modalidade de Formação inicial e Continuada (FIC) – acredita que a rede social está sendo bem recebido pela comunidade do Campus Ceilândia. "Enfatizo a facilidade que esta ferramenta traz e poderá trazer a todos que acessem, pois possui ferramentas como o chat. Outro destaque que percebo é o fato de promover uma interação entre servidores e entre alunos e professores, com disponibilidade de material e informes de aulas e eventos. Nele posso ver a grade curricular dos cursos oferecidos pelo IFB e os informes de abertura de inscrição para os cursos e demais atividades acadêmicas e culturais", compartilha Vladmir.

Em maio o IFSocial foi um dos trabalhos que representou o IFB no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que aconteceu no Centro de Convenções de Recife, Pernambuco.