Página inicial > Estrutural > Alunos da Matemática fazem uma viagem geometricamente utópica por Brasília

Alunos da Matemática fazem uma viagem geometricamente utópica por Brasília

Criado: Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 17h38 | Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 17h38 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 17h42 | Acessos: 2302

Os alunos da licenciatura em Matemática - Campus Estrutural - visitaram uma exposição no CCBB intitulada “Brasília utopia lírica”, projeto do fotógrafo Vicente de Mello. No retorno, exploraram quatro monumentos de Brasília, observando neles a linguagem e as formas geométricas. O produto final foi a construção de um Objeto Matemático de Aprendizagem, aplicado no Centro de Ensino Fundamental 01 da Cidade Estrutural.

A construção do Objeto deu-se em formato de quebra-cabeça, Tangran, jogos matemáticos ou adivinhação, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Patrimônio Cultural e Didática. Todo processo de construção foi orientado e acompanhado pelos professores das respectivas áreas envolvidas.

Durante a aplicação do Objeto Matemático de Aprendizagem, os alunos deram uma aula lúdica para uma turma do 5º Ano do CEF 01 da Estrutural, aplicando seus conhecimentos específicos e iniciando, assim, suas práticas didáticas.

Segundo Marcelo Leite, diretor do Campus Estrutural, “é missão do IFB plantar-se no seio da comunidade onde está inserido, por meio de um diálogo com a comunidade local”.  Já para a aluna do curso de Matemática   Stephanie Machado, “depois dessa aula, tive a certeza de que quero ser professora, de fato”.

Esse projeto faz parte da matriz curricular do curso de Matemática, que prevê uma atividade interdisciplinar por semestre. Segundo o idealizador desse Projeto Integrador, professor Josué Mendes, “a formação docente passa necessariamente pelos momentos de teoria e prática, possibilitando ao licenciando sua inserção no contexto escolar desde o início de sua formação”

Equipe envolvida no Projeto Integrador: docentes (César Pereira, Erika Cristina, Josué Mendes, Juliana Viegas, Najla Saghié e Tiago Felipe); técnicos (Márcia Pereira e Márcio Odair).

Acompanhe aqui o videoresumo: