Página inicial > Estrutural > Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática foi contemplado pelo edital PIBIC FAP-DF

Criado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 13h17 | Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 13h17 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2016, 13h19 | Acessos: 3029

O “Projeto Integrador: uma viagem geometricamente utópica por Brasília”, iniciado no segundo semestre de 2015 com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB), foi contemplado pelo edital de seleção de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Ensino Superior) – FAP-DF.

Os alunos visitaram, ano passado, uma exposição no CCBB intitulada “Brasília utopia lírica”, projeto do fotógrafo Vicente de Mello. No retorno, exploraram quatro monumentos de Brasília, observando neles a linguagem e as formas geométricas. O produto final dessas visitas foi a construção de um Objeto Matemático de Aprendizagem, aplicado no Centro de Ensino Fundamental 01 da Cidade Estrutural.

A construção do Objeto deu-se em formato de quebra-cabeça, Tangran, jogos matemáticos ou adivinhação, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Patrimônio Cultural e Didática. Todo processo de construção foi orientado e acompanhado pelos professores das respectivas áreas envolvidas.

Durante a aplicação do Objeto Matemático de Aprendizagem, os alunos deram uma aula lúdica para uma turma do 5º Ano do CEF 01 da Estrutural, aplicando seus conhecimentos específicos e iniciando, assim, suas práticas didáticas.

Neste semestre, os alunos estão aperfeiçoando a prática de ensino por meio da produção de artigos científicos e os calouros da licenciatura estão entrando na “viagem”, com estudo e aplicações das obras de Athos Bucão na matemática. Já está marcada uma visita aos monumentos por Brasília, como a Igrejinha e Teatro Nacional, e aplicações do Objeto Matemático em escolas públicas do Distrito Federal. Graças ao financiamento do projeto, ele será aprimorado, trazendo qualidade na formação dos alunos de licenciatura.

Coordenador: Josué Mendes

Equipe envolvida no Projeto Integrador: docentes (Alcyone César, Bruno Marx, Caroline Santos, Erika Lima, Juliana Viegas, Tiago Felipe) Técnicos (Márcia Pereira e Márcio Odair).