Página inicial > Estrutural > IFB Campus Estrutural explica porque "A Matemática está em tudo!"

IFB Campus Estrutural explica porque "A Matemática está em tudo!"

Criado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h39 | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h39 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h39 | Acessos: 2399

"A Matemática está em tudo!" Seguindo esta proposta, alunos e docentes do IFB Campus Estrutural, unidade que oferece o curso de Licenciatura em Matemática realizaram hoje, (25/10), programação dedicada ao tema.

No espaço Vivências, alunos do 3° ano apresentaram a exposição "Biografando.... Vidas - Quem somos e o que esperamos". A proposta seguiu metodologia filosófica e estética e foi orientada pela professora Denise Bogea, da disciplina de Artes Visuais.

Além disso, objetos como o dodecaedro no, o cubo mágico e o libelus anaxagoras, confeccionado pelos alunos compuseram o trabalho.

Também foram desenvolvidas pesquisas biográficas de filósofos como Pitágoras, Buda, Arquimedes, Confúcio e Nietzsche -  pensadores e importantes matemáticos.

"Esse tipo de envolvimento dos alunos traz a reflexão o posicionamento ético e profissional diante do mundo", explicou a professora.

Em formato de varal cultural, os alunos expuseram pôsteres de autorretratos.

Oficinas e participação na SNCT 2017

"As Tendências do Ensino na Educação contribuindo no processo do ensino e aprendizagem", sob a monitoria da professora Ana Maria Liborio foi destaque na programação vespertina.

Utilizando conceitos da Etnomatemática e da Modelagem Matemática, os estudantes trouxeram atividades como o jogo africano Munkala, o Boliche Colorido e a Batalha de Angulo.

As atividades são voltadas para o Ensino de alunos de educação básica e superior.

Stephanie Machado, aluna do curso de Matemática propôs a Batalha de Angulo.

"É uma proposta diferente da tradicional aplicada para ensino médio usando seno, cosseno e tangente. Trigonometria é muito utilizada neste período, então a batalha ajuda a memorizar os principais valores dos ângulos", contou.

"Os alunos precisam se preparar para oferecer o melhor as crianças. O IFB prepara futuros matemáticos para atender com qualidade e excelência o ensino básico", afirmou orgulhosa a professora Ana Maria.

Tiago Felipe, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática reforçou o compromisso do Campus. "Estamos aproveitando a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia para trabalhar os valores da Matemática".

Na sexta-feira feira, dia 27 de outubro, mais de 60 alunos e acadêmicos do Campus estarão em oficinas e exposições no pavilhão do Parque da Cidade em parceria com a UnB, no projeto “A Matemática está em Tudo, no DF e entorno".

Destaque para a oficina de Geometria Natalina com criação de decoração para o Natal baseada em elementos como dobraduras.