Página inicial > Estrutural > Instituto Federal de Brasília recebe automóveis do DER como doação para o curso técnico de Manutenção Automotiva

Criado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h24 | Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h24 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h49 | Acessos: 1655

Nos últimos dias, vinte veículos próprios em desuso do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) chegaram ao Instituto Federal de Brasília (IFB)          como doação para o curso Técnico em Manutenção Automotiva. A iniciativa vai beneficiar mais de 250 alunos do IFB e, vem atender a necessidade diária dos estudantes em realizar aulas práticas com atividades reais de restauro e reparo de automóveis.

As aulas práticas são um importante instrumento de aprendizagem dos Institutos Federais e, vão de encontro com a capacitação desse profissional para o mercado de trabalho. A experiência diária na recuperação dos carros passa a ser um diferencial no atendimento a demanda. “Esta parceria traz muitos benefícios, os alunos terão contato com diferentes tecnologias automotivas durante as aulas de laboratoriais de oficina”, explica o professor Erich Douglas de Souza, professor de Mecânica do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Entre os automóveis doados estão um Celta, uma Toyota, um Bandeirantes, um Fiat Palio – todos baixados no Detran e liberados para trabalho em laboratório. “Inicialmente, os carros serão vistoriados e organizados para atendimento as aulas práticas ainda neste semestre. Possiblidades assim melhoram muito nosso projeto educacional, já que temos certa escassez nesses recursos físicos”, afirma Antônio Baltazar, coordenador do curso de Manutenção Automotiva.

Formação

O Técnico em Manutenção Automotiva é um profissional com conhecimento dos diferentes sistemas automotivos, sendo hábil para realizar inspeções nos veículos e diagnosticar defeitos nos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos, apresentando pareceres e laudos técnicos, desenvolver técnicas de manutenção, efetuar ajustes e calibração de sistemas, sempre respeitando as normas de proteção e de prevenção ao meio ambiente, higiene e segurança no trabalho.

Campo de Atuação

O profissional pode atuar em montadoras de automóveis, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos de diagnóstico, acessórios e peças para veículos, empresas de inspeção técnica, setor de transportes, além de desenvolver a capacidade de empreender seu próprio negócio. Carga horária: 1.360 horas Duração: 4 semestres Turno: Noturno

SERVIÇOS

IFB Campus Estrutural / Quadra 16 – Área Especial Nº 01 – Cidade do Automóvel  Telefone: 2103-­2160   www.ifb.edu.br