Página inicial > Estrutural > I Jornada de Matemática dos Institutos Federais reúne diversos pesquisadores do país no Campus Estrutural

Criado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 14h24 | Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 14h24 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 11h06 | Acessos: 2597

Do dia 24 ao dia 26 de outubro, o Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebe a “I Jornada de Matemática dos Institutos Federais”. Com o tema “Matemática, Educação e Sociedade”, o evento busca articular esses três pilares da discussão, ao integrar alunos, professores e pesquisadores de Matemática de diversas
partes do Brasil. As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do evento até o dia 24 de outubro.

O evento é nacional e aberto para estudantes, professores e profissionais de uma maneira geral, interessados na Matemática. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever pelo site https://www.even3.com.br/jmif. Para as oficinas e para os minicursos é necessário inscrição específica, também pelo site. As vagas são limitadas. Haverá alojamentos para estudantes de cursos de Matemática no campus, ao longo de todo o evento. As vagas também são limitadas. Em breve, haverá mais informações.

Os participantes podem contribuir com o conteúdo do evento com a submissão de trabalhos até o dia 24 de setembro. Estudantes, professores e profissionais podem submeter dois tipos de trabalhos: os de Comunicação Oral, que devem ser estruturados em formato de artigo científico, com, no máximo, 12 páginas; e os Posters, resumos estendidos com, no máximo, três páginas. Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do evento, caderno produzido pela organização da Jornada em parceria com a Editora IFB.

Por meio de minicursos, oficinas e mostra de poster explicativos, a Jornada coloca os estudantes e professores da área de Matemática em contato com pesquisadores convidados de diversas partes do Brasil, para que possam, juntos, trocar experiências, incentivar a pesquisa científica, discutir a Matemática como ciência e a dificuldade do ensino da disciplina no Brasil; e pensar os impactos da Matemática na sociedade.