Página inicial > Estrutural > Estrutural comemora 15 anos. IFB faz parte desta História

Estrutural comemora 15 anos. IFB faz parte desta História

Criado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 12h53 | Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 12h53 | Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 15h42 | Acessos: 1423

A região administrativa Estrutural está completando 15 anos neste domingo, 27, e o Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) é referência em ensino público, gratuito e de qualidade na região, que é uma das mais pobres do país, com um alto índice de vulnerabilidade social e reduzido Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Atualmente, o Campus possui mais de mil alunos e oferta cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado ao médio e subsequente, licenciatura, Educação para Jovens e Adultos (Proeja) e diversos cursos rápidos (Formação Inicial e Continuada – FIC).

O IFB iniciou suas atividades na região em 2012, inicialmente no Centro Comunitário da Estrutural e apenas com cursos FIC e Jovem Aprendiz. Em 2014, mudou para sede própria e passou a ofertar cursos com várias temáticas e para públicos variados.

Professores e técnicos do Campus Estrutural do IFB falam com muito carinho das iniciativas que envolvem públicos especiais como idosos e mulheres, como por exemplo, durante o ConectaIF 2018, a exposição “Nossas Fridas” – resultado de trabalhos realizados por ex-alunas da Educação de Jovens e Adultos do Campus Estrutural do IFB. Projetos

Segundo o diretor-geral da unidade, Marcelo Leite, está também em processo de negociação e planejamento uma especialização na área da saúde para 2019. Devido ao fato de o lixão a céu aberto ter sido localizado na região, um curso específico de reciclagem para catadores do entorno que hoje estão sem atividade tem início no primeiro semestre de 2019. “Nosso objetivo é contribuir com a qualificação profissional destas 40 pessoas para que elas possam ser reinseridas no mercado de trabalho”, ressaltou o gestor. O curso tem uma metodologia de ensino diferenciada, baseada na pedagogia da alternância, na qual o aluno tem aulas em sala e também fora dela.

Como primeira e única escola que oferta ensino médio na Estrutural, o IFB hoje facilita a capacitação de moradores que antes tinham que se dirigir ao Guará ou Cruzeiro para estudar. Marcelo Leite explica ainda que o ensino superior também é exclusividade do Instituto na região.

Atualmente, o IFB Estrutural está com o período de inscrições aberto, até 28 de janeiro, para sete cursos rápidos. São mais de 300 vagas gratuitas e os interessados podem saber mais aqui pelo site. Já para concorrer a uma das vagas no curso de licenciatura em Matemática, é possível se inscrever até domingo, dia 28, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O que o IFB oferece para a comunidade da Estrutural?

Curso Técnico Integrado: destinado para estudantes que acabaram de concluir o 9º ano do Ensino Fundamental e vão ingressar no Ensino Médio.

Técnico em Manutenção Automotiva

Curso Técnico Subsequente: destinado a estudantes que já concluíram o Ensino Médio

Curso Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva

PROEJA: curso técnico voltado para jovens e adultos.

Técnico em Reciclagem

Curso Superior