Página inicial > Estrutural > Pesquisadores da área de Matemática publicam capítulos em dois livros

Pesquisadores da área de Matemática publicam capítulos em dois livros

Criado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 10h09 | Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 10h09 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 14h43 | Acessos: 559

Estudantes e pesquisadores dos programas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Estrutural tiveram suas produções publicadas em capítulos de dois livros, em parceria com professores, técnicos e voluntários dos programas.

No livro “Processos educativos em Ciências da Natureza na Educação Especial” foram publicados dois capítulos referentes aos resultados das investigações do PIBID com interação do PIBIC no período de 2018 a 2019.

O capítulo 7, com o título Implementação e avaliação de uma sequência didática sobre perímetro e área para alunos deficientes visuais, foi assinado por Carla Lima Santos (licencianda em Matemática do IFB) com a Profa. Dra. Karla Amâncio Pinto Field´s (IFB/Campus Riacho Fundo) e a Profa. doutoranda Ana Maria Libório de Oliveira (IFB/Campus Estrutural). Trata-se de uma sequência didática da construção de um material didático alternativo para o ensino de Matemática destinado a alunos especiais, cegos ou com deficiência visual.

E o capítulo 8 tem como tema “Elaboração, Implementação e Avaliação de uma Sequência Didática sobre Conjuntos Numéricos: uma prática inclusiva para alunos deficientes visuais” e foi assinado pelos estudantes licenciando de Matemática do IFB Thaynara Adriana Aragão Martins e Mateus Cardoso Mota, também com as professoras Karla Amâncio Pinto Field’s e Ana Maria Libório de Oliveira.  Nesse capítulo eles apresentaram os resultados da elaboração de uma sequência didática para o conteúdo de conjuntos numéricos, direcionados aos alunos com deficiência visual (DV).

No livro “Processos psicopedagógicos no ensino-aprendizagem” foi publicado um ensaio na formação inicial de professores de matemática como capítulo 5, intitulado  “Formação de professores: utilização de temas geradores para elaboração de sequências didáticas para o Ensino de Matemática”, sendo assinados pela doutoranda Nayara de Paula Martins Silva (Técnica em Assuntos Educacionais do IFB/Campus Estrutural) em parceria com as professoras Karla Amâncio, Ana Maria Libório  e também com as colaboradoras Regina da Silva Pina Neves (UnB) e Raquel Aparecida Souza (UFU).