Catadores de materiais recicláveis são certificados em projeto de pesquisa do IFB na Estrutural
Na sexta-feira, 8 de outubro, foi de comemoração para mais de 300 catadores de materiais recicláveis da região da Estrutural. Isso, porque um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB), capacitou e certificou profissionais com foco na proteção respiratória, com o objetivo de promover saúde no ambiente de trabalho.
O evento foi realizado na Central das Cooperativas da Estrutural. O local, inaugurado em dezembro do ano passado, fica nas proximidades do campus do IFB da região.
Os alunos certificados são catadores da Central das Cooperativas e trabalham no Complexo de Reciclagem da Cidade Estrutural. A idealizadora do projeto é a professora Greice Martins, do Campus Estrutural. Ela explica que contou com o auxílio da ONG canadense Workplace Health Without Borders (WHWB) e da Internacional Society for Respiratory Protection (ISRP), dos Estados Unidos. Logo após essa fase inicial, foi realizado o treinamento de mais de 300 catadores do complexo de reciclagem.
“A fase seguinte do projeto é fazer o acompanhamento do nível de contaminação por partículas no ar e os impactos do treinamento realizado no trabalho dos catadores. Esse acompanhamento será realizado ao longo de dois anos e faremos novos treinamentos sempre que necessário”, detalhou a docente.
Fotos: Beatriz Andrade, estudante do IFB.
Redes Sociais