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Professor de Mecânica tem artigo publicado em revista internacional

Criado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 13h53 | Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 13h53 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 13h54 | Acessos: 663

O professor Artur Lopes Dias, da área de Mecânica do IFB Campus Estrutural tema o artigo “Multiaxial high cycle fatigue of 304L stainless steel with a small defect” (Resistência à fadiga do aço inoxidável 304L contendo pequenos defeitos) aprovado na International Journal of Fatigue (Qualis A1) O periódico pertence à editora Elsevier que é uma empresa global com sede em Amsterdã, Holanda. Apesar da revista só sair em março de 2022 (Volume 156), o artigo já está disponibilizado de forma on-line  no endereço eletrônico https://doi.org/10.1016/j.ijfatigue.2021.106698.

O artigo foi parte do trabalho conclusivo de mestrado realizado pelo professor Artur no Programa de Ciências Mecânicas na Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de um estudo experimental do comportamento do aço inoxidável 304L contendo pequenos defeitos e submetido em diferentes tipos de carregamentos cíclicos. Além de testes em máquinas de fadiga, onde a amostra recebe os carregamentos, foram analisadas as imagens das trincas e fraturas das amostras. Por fim, os dados experimentais foram usados para validar um novo modelo matemático de previsão de resistência à fadiga de metais proposto por pesquisadores da UnB e o artigo propõe um novo tipo de calibração para o modelo.

O Aço 304L é popularmente chamado de aço inox, sendo muito importante para sociedade, podendo ser usado na fabricação de utensílios domésticos e até em grandes vasos de pressão utilizados na indústria, onde precisam de uma grande precisão em projetos. “O estudo de fadiga de materiais é muito importante para os projetos mecânicos, pois as peças que sofrem carregamento geralmente recebem essa força de forma cíclica, sofrendo com o processo de fadiga. Podemos citar como exempls do nosso cotidiano as peças de automóveis, que aceleram e desaceleram e passam por diferentes tipos de pistas, assim sofrendo com diferentes tipos de carregamentos cíclicos”, explicou o autor.

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