Página inicial > Estrutural > Estrutural completa 18 anos: IFB presente na história da cidade

Estrutural completa 18 anos: IFB presente na história da cidade

Criado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 07h44 | Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 07h44 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 07h46 | Acessos: 767

A Região Administrativa Estrutural está completando 18 anos neste dia 27 de janeiro. O Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural é referência em ensino público, gratuito e de qualidade no local, que possui um alto índice de vulnerabilidade social e reduzido Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um dos mais baixos do País.

O Instituto na cidade é uma conquista para os moradores do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).  É um legado de luta de pessoas que construíram o direito de viver ali sob muita poeira e suor. Pessoas que, apesar das agruras da vida, têm orgulho de suas conquistas e dos saberes que acumularam na cidade. O campus é o símbolo do reconhecimento do direito à educação, que outrora fora negado a essa comunidade, mas que, agora, estampa a esperança de respeito e reparação.

O IFB iniciou suas atividades na região em 2012, no Centro Comunitário da Estrutural e apenas com cursos Formação Inicial e Continuada e Jovem Aprendiz. Em 2014, mudou-se para sede própria e passou a ofertar cursos com várias temáticas e para públicos variados.

A localização geográfica do IFB Campus Estrutural já dá as pistas dos seus eixos de formação: por um lado, é cercado pela Cidade do Automóvel e, por outro, é vizinho dos Centros de Triagem de Cooperativas de Catadores de Recicláveis. Assim, reconhecendo os arranjos produtivos locais, esse campus tem como principais eixos de formação o de Controle e Processos Industriais e Ambiente e Saúde. Atualmente, o campus oferta cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado ao médio e subsequente, licenciatura, Educação para Jovens e Adultos (Proeja) e cursos rápidos (Formação Inicial e Continuada – FIC).