Página inicial > Estrutural > Aluna do IFB teve trabalho final selecionado no Curso de Extensão "Estudos de Gênero: o que matemática tem a ver com isso?"

Criado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 16h10 | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 16h10 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 16h49 | Acessos: 649

A aluna do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFB Campus Estrutural Jaqueline Peres teve seu trabalho final selecionado, juntamente com outros onze trabalhos de participantes de outros estados, no Curso de Extensão "Estudos de Gênero: o que matemática tem a ver com isso?". Sua pesquisa vai compor o livro do Matematiqueer, que será publicado até o final deste ano.

O curso, realizado pelo Grupo de Estudos Matematiqueer – Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (PEMAT/UFRJ), ocorreu entre março e abril de 2022, no formato virtual, com encontros síncronos aos sábados e de forma assíncrona durante a semana. O foco das reflexões transitou entre os eixos de debate de gênero e sexualidade na escola, interseccionalidade dentro da escola, feminismos e educação matemática, travestilidade e transexualidade dentro na escola e pedagogia queer na educação matemática.

Os estudantes foram provocados a refletir sobre o papel da educação matemática num contexto de muita violência e exclusão de minorias, visibilizando as existências de todos os grupos sociais no ambiente acadêmico, desde o ensino básico até a universidade. O trabalho final consistiu em preparar um plano de aula com propostas pedagógicas antimachistas, antissexistas e antiLGBTI+fóbicas.

Para encerrar o curso de extensão e apresentar essas propostas, o Matematiqueer promoveu uma live no youtube, no dia 19/07, com seis trabalhos selecionados.

Nesta terça-feira, dia 26/07, às 19h, será realizada outra live, transmitida AQUI, em que  será apresentado o trabalho de Jaqueline junto com outros cinco trabalhos. A aluna falará sobre o impacto do curso em sua formação docente em andamento e apresentará a sua proposta de plano de aula selecionada.

O curso teve o apoio da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, fazendo parte do Programa de Formação SBEM.

Mais informações sobre o Matematiqueer encontram-se em https://pemat.im.ufrj.br/index.php/pt/grupos-de-pesquisa/270-matematiqueer e em https://linktr.ee/MatematiQueer.