Professor de matemática do IFB recebe o Prêmio Pierluigi Piazzi
Mateus Gianni Fonseca, professor de matemática do IFB Campus Estrutural, recebeu o Prêmio Pierluigi Piazzi por pesquisar maneiras de aprimorar a criatividade no ensino da matemática.
O prêmio foi concedido pela Associação Mensa Brasil, uma organização internacional presente em cerca de 100 países que possui como missão identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade, incentivar pesquisas sobre a natureza e fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros.
O Prêmio Pierluigi Piazzi é um dentre as demais premiações da associação e visa conjugar, coordenar e implementar iniciativas ou projetos cujos resultados apresentem benefícios à humanidade, demonstrando uso da inteligência em seus esforços. A associação reconheceu que o trabalho desenvolvido por Mateus na área de Educação Matemática contribui para o desenvolvimento da Inteligência da Humanidade, em especial da comunidade escolar brasileira no que se refere à matemática, alimentando o conhecimento teórico-empírico com produções acadêmicas, oferecendo produções orientativas a professores e gestores de diferentes instituições educacionais e proporcionando produções de popularização científica à comunidade em geral.
O professor coordena o projeto de extensão Matemática das Coisas, em parceria com o professor Mauro Alencar do IFB Campus Ceilândia, o que considera ter sido um dos pontos mais importantes para a concessão do prêmio e que inspirou a criação de um de seus livros "Matemática das Coisas ou Coisas da Matemática" que possui como propósito envolver as pessoas em uma discussão sobre como a matemática é utilizada em diferentes contextos a partir de pequenos textos exemplificativos.
Mateus comentou o que sentiu quando foi agraciado com o prêmio: “Recebi o prêmio com muita alegria, sobretudo, por ser um reconhecimento relacionado ao trabalho que tanto gosto de fazer. O prêmio traz nova energia e me estimula ainda mais a continuar neste objetivo de apresentar uma matemática que está em tudo. E que, sim, é para todas e todos!", finalizou.
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