Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estrutural > Alunos do IFB Campus Estrutural participam do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM)
Início do conteúdo da página

Alunos do IFB Campus Estrutural participam do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM)

Criado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 17h11 | Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 17h11 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 17h11 | Acessos: 342

Estudantes do IFB Campus Estrutural participaram através do programa técnico-científico do campus, nos dias 24 ao 28 de julho de 2023, da 34ª edição do Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), um evento científico realizado no Instituto Matemático de Pesquisas Avançadas (IMPA) e sediado no Rio de Janeiro. Os alunos estiveram acompanhados pelo escritor e professor do campus Mateus Gianni Fonseca.

O evento contou com a presença da comunidade matemática brasileira e com a participação de plenaristas internacionais, como a estadunidense Laura DeMarco, doutora pela Universidade de Harvard, a italiana Claudia Polini, diretora do Centro de Matemática da Universidade de Notre Dame, entre outros. Além das palestras, nos quatro dias de evento também foram realizados cursos introdutórios e avançados, sessões temáticas e mesas entre os participantes. 

Para a professora Maria Bringel, também do IFB Campus Estrutural, o 34° Colóquio foi de grande importância para aquisição de novos conhecimentos e abertura para as “diversas possibilidades que a ciência matemática nos proporciona”. “Os estudantes puderam, ainda, desenvolver as interações sociais, podendo entrar em contato com outras pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo”, contou a professora. 

Já o estudante Alailson Rodrigues, do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática, diz que mesmo enfrentando desafios, como a barreira linguística, o evento foi gratificante para sua formação. “É uma sensação boa, apenas no primeiro semestre e poder ver tantas matemáticas e matemáticos conhecidos pelo mundo todo… sou grato ao IFB por estar tendo tantas experiências”, afirmou o estudante. 

Fim do conteúdo da página