Página inicial > Estrutural > IFB Campus Estrutural realiza ação de plantio de mudas

IFB Campus Estrutural realiza ação de plantio de mudas

Criado: Quarta, 15 de Mai de 2024, 15h24 | Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2024, 15h24 | Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2024, 15h35 | Acessos: 275

O IFB Campus Estrutural, por meio da Comissão IF Ambiental local com parceria de instituições externas, realizou uma ação de plantio de mudas na sexta-feira, dia 10/5/24, no campus.

Trata-se do plantio de duas mudas de Aroeira-Vermelha (Schinus terebinthifolia). A doação dessas e de outras 5 mudas, incluindo também Ipês-amarelos, bem como de sacos de adubo produzido a partir da compostagem de resíduos orgânicos, foi fruto de uma parceria com o Shopping Conjunto Nacional, o Instituto Arapoti e os Jardins Romero. A ação de plantio contou com a presença de estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e foi conduzida pela Comissão IF Ambiental do campus com a colaboração e participação ativa das instituições parceiras.

A Aroeira-Vermelha, também conhecida como Aroeira-Pimenteira, é uma espécie arbórea brasileira e, segundo a Embrapa (2003), pode ser encontrada na Mata Atlântica, na Zona Costeira, na Caatinga e no Cerrado. Seu fruto é conhecido como pimenta-rosa e é muito apreciado como tempero na culinária, inclusive internacional, sendo seu sabor parecido com o da pimenta-do-reino, contudo, mais suave. Porém seus usos vão muito além da alimentação humana, passando pela extração de óleo essencial com propriedade inseticida, flores com potencial para produção de mel de boa qualidade, propriedades medicinais diversas, uso paisagístico e recuperação ambiental.

A ação de plantio foi a segunda parte de uma atividade prática denominada "Tour da Sustentabilidade com a Oficina das 5 Mudanças" ofertada pelo Conjunto Nacional e o Instituto Arapoti, no mês de abril, para estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Estrutural — componente de Gestão Ambiental, ministrado pela docente Fernanda de Souza. Tal atividade possibilitou aos estudantes conhecer o projeto de sustentabilidade de uma organização do setor privado, bem como as medidas sustentáveis implementadas e, ainda, proporcionou a aproximação à prática profissional, também estabelecendo relações com profissionais que atuam na área de Meio Ambiente.