Página inicial > Estrutural > Professora do IFB Pesquisa e Promove o Reconhecimento de Comunidades Quilombolas no Piauí

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 10h09 | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 10h09 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 10h10 | Acessos: 113
imagem sem descrição.

A comunidade de Cristalândia do Piauí celebrou um marco histórico: a certificação das localidades Esperança, Mandacaru, Mucambinho e Cocos como Comunidades Quilombolas. Este reconhecimento abrange as famílias de Mãe Chica e Aniceto, trazendo um novo horizonte de direitos e oportunidades para os remanescentes de quilombolas dessa região.

A cerimônia contou com a presença de figuras importantes da educação e da pesquisa, como o Professor historiador Edilson Nogueira e o Professor Laécio, Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Piauí, na unidade de Corrente. Representantes do Colégio Estadual Oberlim da Cunha também marcaram presença, incluindo a diretora Elizângela, a coordenadora Lya e a professora Airam, acompanhadas por seus estudantes do ensino médio, que realizaram uma pesquisa escolar sobre a temática.

A professora e pesquisadora do Instituto Federal de Brasília, Dra. Norivan Lisboa, que possui pós-doutorado em educação no âmbito das políticas públicas, desempenhou um papel crucial no processo. Professora do IFB Campus Estrutural, ela realizou a pesquisa sobre as comunidades, preparou a documentação necessária para o reconhecimento e protocolou o pedido na Fundação Cultural Palmares, que resultou na certificação.

Para a Dra. Norivan, "O reconhecimento dessas comunidades, como remanescentes de quilombolas, representa o início de um novo ciclo na história desse povo. Os quilombolas têm direitos garantidos em leis e precisam usufruir. Esse reconhecimento foi o primeiro passo para buscarmos mais qualidade de vida para essa parcela da população que vive à margem da sociedade. Esta conquista representa um impulso significativo para a inclusão e o desenvolvimento dessas comunidades”.

O Diretor do Instituto Federal de Corrente também enfatizou a importância desse reconhecimento, destacando que os estudantes quilombolas agora têm vagas específicas na instituição, além de diversas outras oportunidades, incluindo bolsas de estudo.

Fonte: Portal Corrente.