Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estrutural > ABDI doa sete carros elétricos para o IFB
Início do conteúdo da página

ABDI doa sete carros elétricos para o IFB

Criado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 12h53 | Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 12h53 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 10h42 | Acessos: 186

O Instituto Federal de Brasília recebeu da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) a doação de sete carros elétricos e três eletropostos para estimular a eletromobilidade e o desenvolvimento de pesquisa em inovação. A solenidade de entrega das chaves dos veículos aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 1º de agosto, no IFB Campus Samambaia, após a realização dos Diálogos Formativos com o tema Sustentabilidade e Energias Renováveis.

Os veículos da marca Renault Twizy possuem autonomia de até 80 km e serão utilizados pelos campi com afinidade por eixo tecnológico Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia e Taguatinga e pela reitoria para, por exemplo, o acompanhamento da equipe de engenharia das obras do IFB. “Meus olhos brilharam quando vi estes carros e fiquei feliz por estar no IFB. Imagino como será o futuro e eu faço parte desta transição”, disse Carlos Miguel Santos Araújo, 16 anos, estudante do Curso Técnico em Eletrônica na modalidade integrado ao Ensino Médio. Um dos veículos doados pela ABDI será desmontado no seu campus para estudo.

Parceria

Ao receber a chave simbólica do veículo, a reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado, contou como foi o primeiro contato com a ABDI durante o lançamento da pedra fundamental do IFB Campus Cidade do Sol e que a doação dos carros pela agência é uma primeira ação concreta de muito mais para o próximo período, como o acordo firmado para implantação de laboratórios de Agricultura 4.0 no IFB Campus Planaltina e o ConectaIF 2025.

Sobre os Laboratórios de Agricultura 4.0 — valor estimado de R$ 3,5 milhões —, será o primeiro centro de estudos de agricultura de precisão e tecnologia inovadora do Distrito Federal e o primeiro de ensino técnico e tecnológico do país.

Já o ConectaIF 2025 está sendo desenhado para envolver os eixos tecnológicos trabalhados na Rede Federal em um evento no estilo Summit, que reúne especialistas no ápice de suas áreas para traçar o futuro.

“Vamos trabalhar junto com a ABDI naquilo que é a nossa essência, que é a promoção de ensino, pesquisa e extensão na modalidade de educação profissional, promovendo a inserção, a inclusão e a sustentabilidade nesse país”, comentou a reitora.

“Para nós é muito valioso fazer parceria com o Instituto Federal pela capacidade, pela infraestrutura, pelo corpo docente, pela qualidade da instituição”, disse o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

Diálogos

Antes da cerimônia de entrega dos veículos, o presidente da ABDI foi convidado para participar dos Diálogos Formativos, evento promovido pelo IFB como reflexões de temas transversais.

Ele explicou o que é a agência e como, entre outras atividades, tem ligado as demandas contemporâneas com as soluções, como a transição do sistema PD&I (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) em saltos para a transição energética mais sustentável.

Já o diretor do IFB Campus São Sebastião e coordenador do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências, Prof. Robson Caldas, contou como nasceram alguns projetos no Ministério da Educação para a Rede Federal na estruturação de Políticas de Inovação e como vem vivenciando, na região administrativa em que o campus está, ações de extensão e pesquisa aplicada para impactos sociais e ambientais positivos.

E o Prof. Lucas Lira, do IFB Campus Samambaia, atuante no Programa EnergIF da Rede Federal, explicou que geração de energia com base fósseis é a mesma em todo o mundo, mas que a energia sustentável é diferente, porque a fonte depende de vários fatores, como o contexto climático, por exemplo, o que pede ainda capacitação e pesquisa.

Os Diálogos Formativos e a entrega dos carros foram transmitidos pela TV IFB.  Assista aqui>>.

Fim do conteúdo da página