IFB Campus Estrutural oferece caminhos para qualificação técnica
Murilo de Andrade, 22 anos, é um exemplo de como a formação técnica e a experiência prática podem abrir portas no mundo do trabalho. Ele fez o curso Técnico em Manutenção Automotiva, modalidade integrada ao Ensino Médio, no IFB Campus Estrutural. Durante o curso, além de aprender sobre mecânica de motores, eletrônica automotiva e diagnósticos, Murilo teve contato com professores que incentivavam seu crescimento profissional e pessoal. "O ambiente do IFB me ajudou a desenvolver tanto habilidades teóricas quanto práticas, algo essencial para a vida", conta ele.
Antes mesmo de se formar, Murilo já estava atuando na área de manutenção automotiva. “Assim que concluí o curso, fui contratado por uma oficina que valorizava muito a formação técnica”, disse.
Logo depois, surgiu a oportunidade de trabalhar em uma empresa especializada em segurança veicular.”
Murilo destaca ainda a importância do IFB Campus Estrutural do IFB para a região, especialmente em uma área estratégica como a do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). Ele acredita que o IFB oferece oportunidades de qualificação profissional que ajudam a transformar vidas e abrem portas no mercado de trabalho.
Vencendo preconceitos
Jeannine Karem, 19 anos, também compartilha sua trajetória de optar por uma formação técnica junto com o ensino médio. Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ela conta dos desafios de viver e estudar na região. “Sofremos preconceito por morar na Estrutural; não somos bem vistos”, diz ela, enfatizando a importância de divulgar as oportunidades para rever essa imagem da cidade satélite.
“Espero que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o campus e as opções de ensino de qualidade sem precisar ir para outra região”, argumenta.
A jovem conheceu o IFB Campus Estrutural através de seu pai, que fez um curso de inglês na unidade. Inicialmente, Jeannine ingressou no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio e, posteriormente, migrou para o Proeja. Atualmente, cursa o Técnico em Meio Ambiente e afirma ser apaixonada pela área ambiental.
Oportunidade
O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com inscrições abertas no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos 2025/1. Ao todo, são 2.676 vagas em cursos técnicos totalmente gratuitos em 10 campi.
No IFB Campus Estrutural estão sendo ofertados os cursos de Manutenção Automotiva e de Meio Ambiente em três modalidades.
A primeira é para quem terminou o 9º ano do Ensino Fundamental e fará junto com o curso técnico o Ensino Médio. Quem, nesse caso, parou de estudar e tem mais de 18 anos pode fazer a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e quem já conclui o ensino médio pode fazer o curso técnico subsequente, apenas com as matérias técnicas.
O Curso Técnico em Manutenção Automotiva habilita a pessoa para trabalhar em montadoras automotivas, concessionárias e revendas; oficinas mecânicas; empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis, implementos e máquinas agrícolas; setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos; e empresas de vistorias e certificação veicular.
Já o Curso Técnico em Meio Ambiente prepara profissionais para atuar em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão; empresas de licenciamento ambiental, instituições de controle ambiental, unidades de conservação ambiental, cooperativas e associações; Ongs e obras; projetos e empresas geradoras de impacto ambiental direto e/ou indireto.
Mais informações: www.ifb.edu.br
Redes Sociais