Campus Estrutural realiza Semana de Ambientação com alunos do curso Auxiliar de Mecânico de Autos
O Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) preparou uma programação especial para recepção dos novos estudantes do curso Auxiliar de Mecânico de Autos. Desde o último dia 4, diariamente, os alunos estão participando de atividades com profissionais da área como forma de ambientação no novo curso.
Nesta quarta-feira, 13, os estudantes ouviram a apresentação do diretor de redes da Comando Auto-Peças, Geraldo Balbino. O profissional explicou o que os alunos precisam para se destacar nesse mercado. “Esse é um mercado carente de mão de obra, movimenta muito dinheiro e que exige muito conhecimento. Atualmente, o mercado quer um mecânico que saiba falar com o cliente e que explique os problemas, ou seja, a comunicação é necessária”, afirma.
Os alunos se mostraram interessados com o curso e alguns vieram de longe em busca de seus sonhos. É o caso da estudante Cristielen Aldeia, 21, que deixou os pais para aproveitar essa oportunidade “Sai da minha cidade, Campos Belos de Goiás, cerca de 400 km de Brasília, e deixei pai e mãe para fazer esse curso. Estou aqui em busca de um futuro melhor”, comenta.
A diretora de ensino, pesquisa e extensão do Campus Estrutural, Juliana Viegas, destaca a importância dessa semana de ambientação. “O objetivo é preparar o aprendiz para entrar no mercado de trabalho. A semana tem duração de 80 horas e depois disso eles irão atuar nas empresas parceiras e estudar”, explica.
Durante o curso, os estudantes assinam um contrato de aprendizagem, e atuam nas empresas durante o dia e estudam, à noite, no IFB. “Após a finalização do curso, que é de um ano, se houver interesse do aluno e da empresa, eles podem ser contratados”, informa Juliana.
A semana de ambientação encerra no próximo 15 de agosto, às 14h, com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani.
Redes Sociais