Com campus lotado, unidade definitiva do IFB na Estrutural tem seu primeiro dia de aula
Foi com um grande número de alunos que as atividades no Campus Estrutural iniciaram na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro. A solenidade marcou o início das aulas no campus definitivo e contou com a presença do pro-reitor de Ensino, Adilson César - que representou o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. Também estiveram presentes o administrador da Cidade Estrutural, Evanildo Macedo, o diretor-geral do campus, Marcelo Silva Leite, e o assessor da reitora do Instituto, Francisco Póvoas.
O início das atividades no campus marca um momento histórico para a região, carente pela oferta de capacitação e qualificação profissional. Entre outros cursos previstos pela unidade, está a oferta do Ensino Médio Integrado ao Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Matemática.
O fato de já ter concluído um curso no IFB e ter aprovado a qualidade do ensino, fez Bia Lima de 56 anos retornar ao Instituto para fazer seu segundo curso.
Bia contou que concluiu o curso Auxiliar Administrativo e agora iniciará o Operador de Micro. "Gostei muito do primeiro curso, gostei tanto que vou fazer este próximo. Eu queria fazer e já que apareceu esta oportunidade. Minha expectativa é conhecer novos horizontes. Aprender aquilo que a vida não deixou eu aprender lá atrás, quero aprender agora que tenho esta oportunidade”, disse Bia.
Quem também estava entusiasmado e ansioso para o início das aulas era Iuri Moreira de 22 anos. O jovem sempre sonhou em trabalhar na área automotiva e viu no curso Auxiliar de Mecânica de Autos uma oportunidade para começar a trilhar a profissão. Ele, que realizará o curso pelo Programa Jovem Aprendiz, é morador de Sobradinho e compartilhou que irá todos os dias até o Campus da Estrutural sabendo que valerá muito a pena.
“Fiquei sabendo do curso pela internet e já tinha interesse pela área de mecânica, havia trabalhado com acessórios de carro e me interessei muito. Sempre gostei de carro então achei uma oportunidade boa para eu crescer profissionalmente na área. Serão 10 meses que terei a oportunidade de aprender e até receber, pois estou sendo contratado. Isso irá me levar a um futuro melhor”, contou Iuri Moreira.
A cerimônia iniciou com as saudações do diretor-geral do campus, Marcelo Silva Leite, que também apresentou a equipe docente que atuará na unidade. Na oportunidade, o pró-reitor de Ensino, Adilson César, lembrou que foi morador da Ceilândia, mas que teve que sair de lá para se capacitar, e que hoje já existem campi do IFB em dez cidades do Distrito Federal levando desde a capacitação técnica até cursos superiores à comunidade.
“É realmente um momento de emoção profunda para a gente. Estar aqui,vendo o início das atividades em uma educação pública federal numa cidade que tem um valor simbólico, o valor da resistência. Uma cidade que nasceu para construir uma nova perspectiva de vida. Isso aqui não é um presente, é um direito de vocês”, afirmou o pró-reitor.
Redes Sociais