Página inicial > Estrutural > Com campus lotado, unidade definitiva do IFB na Estrutural tem seu primeiro dia de aula

Criado: Terça, 24 de Fevereiro de 2015, 17h15 | Publicado: Terça, 24 de Fevereiro de 2015, 17h15 | Última atualização em Terça, 24 de Fevereiro de 2015, 17h29 | Acessos: 2110

Foi com um grande número de alunos que as atividades no Campus Estrutural iniciaram na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro. A solenidade marcou o início das aulas no campus definitivo e contou com a presença do pro-reitor de Ensino, Adilson César - que representou o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. Também estiveram presentes o administrador da Cidade Estrutural, Evanildo Macedo, o diretor-geral do campus, Marcelo Silva Leite, e o assessor da reitora do Instituto, Francisco Póvoas.

O início das atividades no campus marca um momento histórico para a região, carente pela oferta de capacitação e qualificação profissional. Entre outros cursos previstos pela unidade, está a oferta do Ensino Médio Integrado ao Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Matemática.
O fato de já ter concluído um curso no IFB e ter aprovado a qualidade do ensino, fez Bia Lima de 56 anos retornar ao Instituto para fazer seu segundo curso.

Bia contou que concluiu o curso Auxiliar Administrativo e agora iniciará o Operador de Micro. "Gostei muito do primeiro curso, gostei tanto que vou fazer este próximo. Eu queria fazer e já que apareceu esta oportunidade. Minha expectativa é conhecer novos horizontes. Aprender aquilo que a vida não deixou eu aprender lá atrás, quero aprender agora que tenho esta oportunidade”, disse Bia.

Quem também estava entusiasmado e ansioso para o início das aulas era Iuri Moreira de 22 anos. O jovem sempre sonhou em trabalhar na área automotiva e viu no curso Auxiliar de Mecânica de Autos uma oportunidade para começar a trilhar a profissão. Ele, que realizará o curso pelo Programa Jovem Aprendiz, é morador de Sobradinho e compartilhou que irá todos os dias até o Campus da Estrutural sabendo que valerá muito a pena.

“Fiquei sabendo do curso pela internet e já tinha interesse pela área de mecânica, havia trabalhado com acessórios de carro e me interessei muito. Sempre gostei de carro então achei uma oportunidade boa para eu crescer profissionalmente na área. Serão 10 meses que terei a oportunidade de aprender e até receber, pois estou sendo contratado. Isso irá me levar a um futuro melhor”, contou Iuri Moreira.

A cerimônia iniciou com as saudações do diretor-geral do campus, Marcelo Silva Leite, que também apresentou a equipe docente que atuará na unidade. Na oportunidade, o pró-reitor de Ensino, Adilson César, lembrou que foi morador da Ceilândia, mas que teve que sair de lá para se capacitar, e que hoje já existem campi do IFB em dez cidades do Distrito Federal levando desde a capacitação técnica até cursos superiores à comunidade.

“É realmente um momento de emoção profunda para a gente. Estar aqui,vendo o início das atividades em  uma educação pública federal numa cidade que tem um valor simbólico, o valor da resistência. Uma cidade que nasceu para construir uma nova perspectiva de vida. Isso aqui não é um presente, é um direito de vocês”, afirmou o pró-reitor.