Comunicado: Pé de Meia Ensino Médio
A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Brasília (IFB) divulga informações sobre o Programa Pé-de-Meia, especialmente relacionadas ao pagamento dos incentivos de conclusão e ao processo de liberação de valores aos estudantes elegíveis dos Cursos Técnicos Integrados.
Incentivo Conclusão e ENEM
O pagamento do incentivo de Conclusão e ENEM está previsto para ocorrer entre os dias 23 e 30 de abril de 2025.
Destacamos que somente os estudantes que já concluíram o ensino médio e foram considerados elegíveis pelo programa poderão sacar os valores.
Estudantes que concluíram o 1º ou 2º ano do ensino médio
Os estudantes que concluíram o 1º ou 2º ano do ensino médio também terão direito ao incentivo de R$ 1.000,00 (mil reais) pela aprovação, com depósito previsto em conta entre os meses de abril e maio de 2025. Entretanto, esses valores são poupança e só poderão ser acessados após a conclusão do ensino médio, conforme previsto nas diretrizes do programa.
Incentivo Matrícula
Em virtude das alterações no calendário acadêmico de 2024 — que resultaram na finalização do ano letivo apenas em 2025 — as datas de matrículas no Instituto Federal de Brasília para o ano letivo de 2025 também foram ajustadas.
Por esse motivo, a liberação do incentivo Matrícula no IFB não seguiu o calendário nacional divulgado pelo Governo, que atende apenas as instituições de ensino que finalizaram o ano letivo de 2024 no tempo regular.
Ressaltamos que, apesar das especificidades do calendário da instituição, nenhum estudante elegível deixará de receber as parcelas a que tem direito.
Incentivo Frequência
A frequência dos estudantes referente ao mês de abril/2025 será encaminhada ao MEC a partir de 23 de abril. Portanto, a retomada do pagamento das parcelas-frequência está prevista para maio/2025.
Para estudantes do PROEJA elegíveis do Programa está previsto o pagamento de 04 (quatro) parcelas do incentivo referentes ao primeiro semestre de 2025. Já para os estudantes do integrado regular, serão pagas ao todo 09 (nove) parcelas de incentivo frequência ao longo do ano.
Redes Sociais