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Perguntas Frequentes - Portal do Aluno

Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h56 | Acessos: 48156

 

O que faz a Coordenação de Registro Acadêmico? 

O Registro Acadêmico é a Coordenação que operacionaliza toda a trajetória acadêmica do aluno, desde o seu ingresso em um dos cursos do IFB até a sua conclusão e entrega de certificado ou diploma. Seu trabalho deve ser pautado na legislação em vigor, garantindo assim a veracidade das informações prestadas pelo setor.

Nessa Coordenação podem ser feitas as seguintes solicitações: transferências, declaração de matrícula, diplomas, histórico escolar, reabertura de matrícula e trancamento de matrícula. 

Todas as solicitações devem ser requeridas em formulário e o prazo de resposta segue o disposto na portaria normativa 003/2014.

Como acontece a matrícula?

A matrícula seguirá as normas definidas no edital de seleção e deverá ser realizada em requerimento próprio, disponível na Coordenação de Registro Acadêmico. O candidato selecionado deverá verificar quais documentos devem ser entregues de acordo com a modalidade do seu curso. O candidato que não comparece no prazo definido para realização de matrícula ou apresenta documentação incompleta perde o direito a vaga.

 

Qual o procedimento para o trancamento de matrícula?

 

O trancamento de matrícula é a interrupção temporária do curso.

FIC: Em cursos de Formação Inicial e Continuada é vedado o Trancamento de Matrícula.

Técnico Subsequente: Nos cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes, o aluno poderá trancar matrícula por dois períodos, consecutivos ou alternados, durante todo o curso, devendo o aluno refazer sua matrícula na época prevista no Calendário Acadêmico ao término de cada período de Trancamento.

Superiores: O trancamento de matrícula no ensino superior poderá ocorrer por até 3(três) semestres, consecutivos ou não, durante todo o curso.

Todas as modalidades de curso têm os prazos para trancamento estabelecidos em calendário.

 

Como se dá a aprovação no módulo/período letivo?  

Em cursos técnicos:  O estudante precisa ter obtido a média mínima 6,0 em cada componente curricular e apresentar frequência superior a 75% no período letivo.

Em cursos superiores: O estudante deve obter média mínima 6,0 no componente curricular e apresentar frequência superior a 75% do total de aulas previstas para o componente curricular.

 

O que significa dependência?

Entende-se por dependência a situação em que o(a) estudante não alcança a nota mínima para aprovação. Nesse caso ele (ela) poderá progredir para o módulo/período seguinte, cursando paralelamente a(s) dependência(s).

 

O (A) estudante que for retido (a) em até dois componentes curriculares deverá cumpri-los sob regime de dependência. Somente progredirá ao período letivo posterior se houver logrado êxito na(s) dependência(s) que cursou no período letivo anterior.

Nos cursos superiores seguirá o disposto no plano de curso e os pré-requisitos exigidos. 

 

O que é Projeto Integrador?

O projeto integrador (PI) é um tipo de avaliação que possui o objetivo de integrar os componentes curriculares do período em curso, aproximando os estudantes de situações reais.

Serão apresentadas aos estudantes orientações para elaboração do PI a ser desenvolvido.

 

Posso pedir segunda chamada para avaliação?

Se você perder alguma avaliação, poderá solicitar segunda chamada. Para isso é obrigatória a solicitação, por escrito, por meio de requerimento próprio, na Coordenação Pedagógica.

 

O aluno poderá solicitá-la nos seguintes casos:

a) motivo de doença, devidamente comprovado por meio de atestado médico;

b) os previstos na Lei 4375/64 e Decreto-Lei nº 715/69 (manobras ou serviços militares);

c) luto de parentes ou afins em linha reta, ou colateral até o segundo grau, comprovado pelo respectivo atestado de óbito;

d) convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;

e) impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso;

f) afastamento, amparado pelo tratamento especial.

 

É possível pedir revisão da menção final? 

Será permitido que o (a) estudante solicite, por meio de requerimento protocolado no registro acadêmico, revisão de menção final, desde que apresente justificativa para tal e siga os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

É possível pedir Aproveitamento de Estudos?

Para solicitar o aproveitamento de estudos, o aluno deverá entregar requerimento na Coordenação de Registro Acadêmico com os documentos comprobatórios (histórico, ementas e plano de ensino). O prazo mínimo para a resposta é de 20 dias corridos a contar de sua solicitação. Até lá, o aluno deverá frequentar as aulas do componente curricular, a fim de evitar futuros transtornos, em caso de resposta negativa.

 

Posso mudar de turno?

O pedido de mudança de turno será submetido à apreciação da Coordenação de Curso. A mudança poderá ser concedida nos casos em que o aluno esteja impossibilitado de frequentar as aulas no seu turno de origem, desde que apresente comprovação documental e que seja comprovada pela Coordenação de Registro Acadêmico a existência de vaga no respectivo curso, no turno pretendido. A seguir estão apresentadas as situações amparadas para mudança de turno:

a) concomitância com o horário de trabalho;

b) concomitância com o horário de estágio supervisionado do seu curso; 

c) tratamento de saúde.

 

Posso mudar para outro curso?

O pedido de mudança de curso será submetido à apreciação da Coordenação de Curso. O aluno poderá requerer essa mudança se o curso estiver inserido no mesmo Eixo Tecnológico, desde que seja comprovada a existência de vaga no curso pretendido e atendidos os requisitos necessários para cada modalidade de curso, em conformidade com os regulamentos da instituição e mediante possibilidade de adaptação curricular .

 

Posso solicitar transferência para outro Campus, mantendo o mesmo curso?

O aluno que desejar solicitar transferência deverá: 

I. verificar se há vaga no campus para onde deseja se transferir;

II. verificar quando ocorre o período de matrícula, em caso afirmativo;

 

III. solicitar a transferência na Coordenação de Registro Acadêmico do Campus de origem.

 

 

O que é abandono de Curso?

O abandono de curso ocorre quando o aluno:

1) não renova a matrícula no prazo previsto no Calendário Acadêmico;

2) apresenta mais de 50% de faltas durante o período letivo, sem justificativa.

 

Como solicito documentos?

Declaração para Aquisição de Passe Estudantil/ Escolaridade: Alunos de cursos com carga horária superior a 200 horas têm o direito à concessão de passe estudantil. O aluno deverá solicitar a declaração na Coordenação de Registro Acadêmico. O prazo para resposta é de 72horas, a contar de sua solicitação.

Histórico Escolar: 

1)Parcial: O prazo para resposta é de até quinze dias, a contar de sua solicitação.

2)Conclusão: O prazo para resposta é de até trinta dias, a contar de sua solicitação.

Certificados e Diplomas: 

Certificados: 60 dias

Diplomas: 90 dias

 

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