Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Destaques > Reitoria Gab. > Notícias > Sétima Arte e o IFB
Início do conteúdo da página

Sétima Arte e o IFB

Criado: Terça, 31 de Março de 2015, 11h58 | Publicado: Terça, 31 de Março de 2015, 11h58 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2015, 11h58 | Acessos: 941

Porque o cinema é considerado a "sétima arte"? E as outras seis, quais são? De acordo o site entrelinhablog.com.br (2015), durante o Iluminismo (Séc. XVIII), as artes foram estudadas e classificadas. Arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia (as seis às quais o cinema se somaria mais tarde) formavam, então, o grupo das Belas Artes.

Ainda segundo a mesma fonte de consulta, foi o italiano Ricciotto Canudo que, em 1911, cunhou o termo "Sétima Arte" ao se referir ao cinema. Para ele, o cinema é uma arte 'síntese', uma arte total, que conciliava todas as outras artes. É por isto que ele considerava o cinema a sétima arte. E isto com o IFB? Pois o Campus Gama tomou a excelente medida de promover a sua "I Mostra de Cinema do IFB". Ou seja, a "I Mostra da Sétima Arte". O lançamento da mostra ocorreu na terça, dia 24/03, e vai se estender até maio (22/05), com a exibição de cinco filmes brasileiros, sendo 4 deles documentários - para a programação, acesse ifb.edu.br/gama/noticiasgama/8833-campus-gama-realiza-primera-mostra-de-cinema. O reitor Wilson Conciani participou, na última sexta-feira (27/03), à noite, da apresentação do documentário "Que bom te ver viva", da cineasta Lúcia Murat. Realizado no ano de 1989, a película retrata o depoimento de oito mulheres que foram detidas e torturadas durante o regime militar no Brasil. Para além da qualidade inegável da obra, o que mais chamou a atenção de Conciani foi a iniciativa em si: "esta proposta é, de fato, o IFB se consolidando em sintonia com sua missão! Parabéns, Campus Gama!".

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página