Sou estudante e quero pesquisar
Se você tem vontade de iniciar uma pesquisa ou aprender como se realiza uma, o primeiro passo é procurar um professor que desenvolva algum projeto na sua área de interesse.
Para conhecer os projetos em andamento, consulte a seção "Projetos de pesquisa".
Existem duas modalidades de estudante pesquisador:
1) com bolsa de pesquisa:
1.1) estudantes provenientes de quotas de bolsa distribuídas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente o IFB possui quotas para:
-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Ensino Médio – PIBIC EM (para estudantes de cursos técnicos);
-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (para estudantes de graduação);
-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af (para estudantes de graduação que tenham ingressado no IFB por meio de alguma Ação Afirmativa);
-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação – PIBITI (para estudantes de graduação);
1.2) recursos provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Jovens Talentos para a Ciência.
Em ambas as modalidades as bolsas são pagas diretamente pelo CNPq e pela Capes na conta corrente do bolsista.
2) Voluntário: quando o estudante não pode (por ter vínculo empregatício ou bolsa de outra natureza inacumulável) ou não tenha interesse em receber bolsa.
A seleção do bolsista ocorre por meio da indicação do orientador. Por isso, busque informações sobre os projetos de pesquisa de seu interesse, em desenvolvimento no seu Campus. Procure descobrir o que seus professores estão pesquisando e demostre o seu interesse em participar daquele projeto.
Informações sobre os editais dos programas de bolsas podem ser obtidas na opção "editais de apoio à pesquisa".
Informações sobre os projetos e grupos de pesquisa podem ser obtidas nas opções "Pesquisas do IFB" e "Grupos de Pesquisa", respectivamente, no menu à esquerda.
Sou servidor e quero pesquisar
Servidores do Instituto (professores e técnicos administrativos) que queiram participar de projetos ou grupos de pesquisa podem submeter projetos de pesquisa aos editais de apoio à pesquisa ou buscar inserção nos Grupos de Pesquisa existentes no Instituto.
Professores devem observar o disposto na Resolução 24/2010 para solicitação de horas para pesquisa.
Técnicos administrativos devem observar o disposto na Portaria Normativa 5/2012 para desenvolvimento de pesquisa.
Caso haja outras dúvidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), por meio do telefone 2103-2110 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Modelos para registro de projeto de pesquisa na PRPI (12 horas da Resolução 24/2009 e horas para técnicos da Portaria 005/2012)
-Check-list para Coordenações de Pesquisa e Extensão
-Formulário para registro de projetos de pesquisa
-Formulário para registro de projetos de pesquisa desenvolvidos em estudos de pós-graduação
-Modelo para relatório de projetos de pesquisa
-Modelo para relatório de projetos de pesquisa desenvolvidos em estudos de pós-graduação
Redes Sociais