Conselho Superior deflagra processo eleitoral do IFB
O Conselho Superior (CS) do Instituto Federal de Brasília (IFB) deflagrou, nesta terça-feira (29), o início do processo eleitoral que escolherá os dirigentes máximos da instituição para o quadriênio 2019 — 2022.
A decisão do Conselho atende recomendação do Ministério da Educação (MEC) em relação ao Decreto 6986/2009, legislação que disciplina o processo de escolha de dirigentes no âmbito dos Institutos Federais. De acordo com o decreto, as eleições devem ocorrer com antecedência mínima de 90 dias do término dos mandatos em curso e os processos de consulta para escolha dos cargos de reitor e de diretor-geral de campi devem ser finalizados em até 90 dias, contados da data de seu início. Com isto, o pleno do Conselho anulou as resoluções nº 36 e 39 de novembro de 2018, que tratavam das comissões eleitorais.
Nesta sexta-feira (1º), foi publicada resolução convocando os campi a elegerem novas comissões eleitorais locais a partir de reuniões dos discentes, técnicos e docentes. Acesse AQUI. O prazo para encaminhamento das atas destas reuniões com os representantes escolhidos é dia 13 de fevereiro. No dia seguinte, será formada a comissão central que coordenará o processo de consulta para os cargos de reitor e de diretores de campi.
O CS ainda confirmou que as eleições ocorrerão em dois turnos, caso o candidato mais votado não obtenha taxa percentual de votos superior à taxa percentual de votos somatórios de todos os demais candidatos.
Redes Sociais