Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Destaques > Institucional > Institucional > Programas de Extensão
Início do conteúdo da página

Programas de Extensão

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2012, 14h47 | Acessos: 6186

O que é?

 

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

O Mulheres Mil, estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de sua vida e a de suas comunidades.

Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, no Brasil é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro (AI/GM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), Escola Técnica Federal, Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet) e Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet). O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e pela Associação do College Comunitário do Canadá (ACCC) e Colleges parceiros.

 

Mulheres Mil no IFB No IFB, o Programa Mulheres Mil teve início em 2011, nos Campi Gama e Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, a 200 estudantes.

No Campus Taguatinga Centro são ofertados cursos de Empreendedorismo com Ênfase em Alfabetização, Técnicas de Secretariado e Atendimento ao Cliente. Essas estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural. No Campus Gama são oferecidos os cursos de Camareira em Meios de Hospedagem e Panificação.

 

Em 2013, serão atendidas 500 mulheres nos campi Taguatinga Centro, Gama, Taguatinga, Planaltina e Riacho Fundo. Os cursos serão escolhidos entre as selecionadas e os gestores locais.

A maioria das estudantes são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

 

Gestores Mulheres Mil nos respectivos campi:

Taguatinga Centro: Priscila Ramos de Moraes Rego Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Gama: Sergio Mariani Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Taguatinga: Suzana Curi Guerra Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Planaltina: Adriana de Oliveira Santos Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Riacho Fundo: Daniela Carvalho Bezerra Leite Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique aqui e veja algumas fotos do Programa Mulheres Mil.

 

 

Editais 2013 em andamento

 

 

Campus Taguatinga Centro

 

edital de seleção

 

resultado final

 

Campus Taguatinga

 

edital de seleção

 

resultado final

 

Campus Planaltina

 

edital de seleção

 

resultado final

 

 

Campus Riacho Fundo

 

edital de seleção

 

resultado final (previsto para 21/01/2013)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página