Diretoria de Educação a Distância realiza encontro formativo com Novos Mediadores Virtuais do IFB
A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) realizou na manhã de 9 de outubro de 2024, no prédio da reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB), uma reunião formativa para novos mediadores virtuais. Participaram do encontro estudantes, um professor/coordenador de curso, além de sete membros da equipe da DEaD. A diretora da diretoria, Jennifer Medeiros, conduziu o evento, trazendo importante orientações.
O encontro buscou integrar os novos mediadores à equipe existente, fornecendo informações essenciais e promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Os principais temas abordados incluíram o papel estratégico dos mediadores no contato com os estudantes e no combate à evasão estudantil. Como destaque recomendou-se a alternância de "papel" no NEAD quando o bolsista estiver atuando como mediador ou como estudante, orientando ainda que, se possível, quando o bolsista for estudante não seja também mediador na mesma disciplina. Também foi enfatizada a assistência crucial dos mediadores com materiais do curso, especialmente no âmbito tecnológico e na utilização e orientação à navegação no NEaD-Moodle.
Na Educação a Distância, a ausência de interação presencial pode levar a sentimentos de não pertencimento, isolamento e desmotivação. Os estudantes podem ter dificuldades em se conectar com professores e colegas, prejudicando sua motivação e progresso, seja por barreiras de infraestrutura tecnológica, letramento digital ou iniciativa e autonomia. A aprendizagem na modalidade a distância, de qualidade socialmente referenciada, requer forte (auto)motivação, autorregulação e gerenciamento eficaz do tempo para o sucesso acadêmico dos estudantes. A iniciativa da DEaD de selecionar e orientar mediadores virtuais para os cursos EaD do IFB aborda diretamente esses desafios ao fornecer suporte e interação consistentes e constantes com os estudantes.
Os mediadores oferecem assistência crucial com materiais do curso, especialmente no âmbito tecnológico e na utilização e navegação no NEaD-Moodle. Esse suporte proativo reduz a frustração, estreita vínculos, e mantém os estudantes engajados. Ademais, os mediadores facilitam a comunicação entre a comunidade acadêmica, garantindo que as demandas dos estudantes sejam recebidas e atendidas da melhor forma possível.
O investimento do IFB em mediadores virtuais é mais uma medida de fortalecimento da institucionalização da Educação a Distância no IFB. Ao promover um ambiente de aprendizagem de apoio e interativo, o IFB demonstra seu compromisso em fornecer educação a distância de alta qualidade.
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