Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Educação a Distância > Notícias > Encerramento das atividades do 2º Semestre de 2024 dos Mediadores Virtuais dos cursos técnicos EaD
Início do conteúdo da página

Encerramento das atividades do 2º Semestre de 2024 dos Mediadores Virtuais dos cursos técnicos EaD

Criado: Terça, 11 de Fevereiro de 2025, 10h07 | Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2025, 10h07 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2025, 10h09 | Acessos: 41
imagem sem descrição.

O ciclo de reuniões de encerramento dos Mediadores Virtuais do 2º semestre de 2024, promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), foi realizado nos dias 4 e 10 de fevereiro, reunindo estudantes mediadores e coordenadores de curso para avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do período.

A primeira reunião aconteceu no dia 4 de fevereiro, na Reitoria (oitavo andar), com a participação dos mediadores dos cursos subsequentes Técnico em Eventos e Técnico em Segurança do Trabalho. Já a segunda reunião ocorreu no dia 10 de fevereiro, de forma virtual, com os estudantes dos cursos subsequentes Técnico em Agropecuária e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Os quatro cursos subsequentes em que os mediadores virtuais atuam são todos a distância, ofertados pelos campi Brasília (Técnico em Eventos e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas), Ceilândia (Técnico em Segurança do Trabalho) e Planaltina (Técnico em Agropecuária).

O encontro seguiu uma estrutura organizada em três momentos principais: apresentação do objetivo da reunião, aplicação de um instrumento de avaliação e um espaço aberto para debate com base em três expressões-chave: "Que pena!", "Que legal!" e "Que tal?". A metodologia permitiu que os participantes expressassem suas percepções sobre os desafios e conquistas da mediação virtual ao longo do semestre.

Entre os destaques da avaliação, os mediadores descreveram sua trajetória no programa com palavras como "entrosamento", "transformação" e "gratificante", refletindo a evolução e o aprendizado adquiridos na função.
Além da avaliação, a equipe da DEaD apresentou uma proposta de programa inovadora e que irá correr paralelamente ao projeto dos mediadores virtuais: o programa de mentoria por pares. A ideia do mentoria por pares consiste em selecionar estudantes regularmente matriculados para serem mentores dos colegas, organizando-os em duplas ou pequenos grupos para encontros presenciais ou virtuais síncronos com o intuito de realização de reforço do aprendizado, maior engajamento e integração social bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais. 

A partir da ideia do Programa de Mentoria por Pares, os presentes fizeram suas contribuições mediante suas experiências como estudantes, mediadores virtuais e como docentes e coordenadores de curso.

O encerramento das atividades dos mediadores virtuais reforçou a importância desse papel no suporte aos estudantes da Educação a Distância (EaD), consolidando boas práticas e propondo inovações para os próximos semestres.

O próximo edital será lançado em breve.

Fim do conteúdo da página