Encerramento das atividades do 2º Semestre de 2024 dos Mediadores Virtuais dos cursos técnicos EaD

O ciclo de reuniões de encerramento dos Mediadores Virtuais do 2º semestre de 2024, promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), foi realizado nos dias 4 e 10 de fevereiro, reunindo estudantes mediadores e coordenadores de curso para avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do período.
A primeira reunião aconteceu no dia 4 de fevereiro, na Reitoria (oitavo andar), com a participação dos mediadores dos cursos subsequentes Técnico em Eventos e Técnico em Segurança do Trabalho. Já a segunda reunião ocorreu no dia 10 de fevereiro, de forma virtual, com os estudantes dos cursos subsequentes Técnico em Agropecuária e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Os quatro cursos subsequentes em que os mediadores virtuais atuam são todos a distância, ofertados pelos campi Brasília (Técnico em Eventos e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas), Ceilândia (Técnico em Segurança do Trabalho) e Planaltina (Técnico em Agropecuária).
O encontro seguiu uma estrutura organizada em três momentos principais: apresentação do objetivo da reunião, aplicação de um instrumento de avaliação e um espaço aberto para debate com base em três expressões-chave: "Que pena!", "Que legal!" e "Que tal?". A metodologia permitiu que os participantes expressassem suas percepções sobre os desafios e conquistas da mediação virtual ao longo do semestre.
Entre os destaques da avaliação, os mediadores descreveram sua trajetória no programa com palavras como "entrosamento", "transformação" e "gratificante", refletindo a evolução e o aprendizado adquiridos na função.
Além da avaliação, a equipe da DEaD apresentou uma proposta de programa inovadora e que irá correr paralelamente ao projeto dos mediadores virtuais: o programa de mentoria por pares. A ideia do mentoria por pares consiste em selecionar estudantes regularmente matriculados para serem mentores dos colegas, organizando-os em duplas ou pequenos grupos para encontros presenciais ou virtuais síncronos com o intuito de realização de reforço do aprendizado, maior engajamento e integração social bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A partir da ideia do Programa de Mentoria por Pares, os presentes fizeram suas contribuições mediante suas experiências como estudantes, mediadores virtuais e como docentes e coordenadores de curso.
O encerramento das atividades dos mediadores virtuais reforçou a importância desse papel no suporte aos estudantes da Educação a Distância (EaD), consolidando boas práticas e propondo inovações para os próximos semestres.
O próximo edital será lançado em breve.
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