Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Educação a Distância > Notícias > Encontro de trabalho marca segunda etapa do Projeto Profuncionário
Início do conteúdo da página

Encontro de trabalho marca segunda etapa do Projeto Profuncionário

Criado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 14h47 | Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 14h47 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 14h56 | Acessos: 60

No dia 7/2/2025, sexta-feira, foi realizada na reitoria do IFB, na Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a reunião de trabalho do projeto Profuncionário, com a presença da equipe base do projeto, composta da coordenadora-geral, Blenda Cavalcante de Oliveira, coordenadora pedagógica, Anna Vanessa Lima de Oliveira, e os coordenadores adjuntos, Adriano Vinício da Silva do Carmo e Marina Morena Gomes de Araújo. A Pró-Reitoria de Ensino, por intermédio da Diretoria de Educação a Distância, realizou, em 2024, a primeira etapa do projeto do IFB em parceria com a Setec/MEC, voltado à atualização e revisão de material didático.

O Profuncionário é um programa voltado para os Funcionários da Educação Básica e que combina a formação técnica e pedagógica, ambas imprescindíveis para a formação humana, comprometida ética e profissionalmente com a construção de uma educação de qualidade socialmente referenciada para todos. O Programa consolidou-se em 2006 e, desde 2024, passa por um processo de revisão e atualização, que é coordenado pelo IFB.

O público-alvo da reunião foram os coordenadores de produção de materiais didáticos e orientadores educacionais de aprendizagem (OEA) recém-chegados ao projeto. A reunião tratou da apresentação do fluxo de trabalho e demandas relacionadas ao desenvolvimento da atualização e revisão do material didático do Profuncionário.

O encontro marcou o início da segunda etapa do Projeto Profuncionário, em que foram selecionados servidores e estudantes do IFB, além de profissionais externos. A reunião contou com a relevante presença de João Antônio Cabral de Monlevade, que compartilhou a sua vasta experiência desde o processo originário do Profuncionário até os dias atuais, colaborando na revisão dos materiais.

Servidores do IFB, ambos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), foram selecionados por meio de edital para atuar no projeto como bolsistas da coordenação-geral e seus demais colaboradores. Dentre as funções estão a de Coordenação de Produção de Material Didático e Orientador Educacional de Aprendizagem (OEA), cujas atribuições foram apresentadas na reunião. 

Estudantes do IFB dos cursos superiores de Tecnologia em Eventos, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Sistemas para Internet também foram selecionados por meio de edital para atuarem como bolsistas sob a orientação da Coordenação do projeto. 

Dentre outros objetivos, o engajamento do IFB no processo de atualização e revisão de materiais didáticos do Profuncionário visa oportunizar aos trabalhadores da educação de todo o Brasil o acesso a materiais de qualidade e contextualizados e à formação de nível técnico.

 

Fim do conteúdo da página