Página inicial > Espaço do/a Estudante > Reitoria Gab. > Reitoria > Espaço do Estudante > Índice de Vulnerabilidade Social - IVS

Índice de Vulnerabilidade Social - IVS

O IVS (Índice de Vulnerabilidade Social), regulamentado pela Portaria nº 24/2021 RIFB/IFBRASILIA, é uma expressão quantitativa de análise, composta por indicadores de renda, de comprometimento de renda e de fatores sociais de vulnerabilidade. Tais indicadores são entendidos como aspectos que interferem direta e indiretamente na permanência e no êxito dos estudantes e cuja média é expressa por um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social do estudante.

Quem pode obter o IVS?

Estudantes com renda per capita de até 1 salário-mínimo e meio em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso.

Para que serve?

O IVS servirá como critério de classificação para a seleção do principal programa da assistência estudantil: o programa Auxílio-Permanência. Também servirá como critério de classificação ou de desempate em outros programas da Assistência Estudantil como Programa Auxílio Digital, Programa Monitoria, Pincel etc

Como solicitar?

A cada semestre, o campus realiza a publicação de chamada pública para realização de estudo socioeconômico. Aos estudantes que desejem obter o seu IVS caberá a inscrição no processo da chamada pública e apresentação de toda a documentação que comprove sua condição de vulnerabilidade.

A partir dos documentos apresentados, a vida socioeconômica do estudante será avaliada pela equipe de  assistência social ,de modo que o estudante obtenha seu índice (IVS). Também poderão ser feitas entrevistas e visitas domiciliares.

Acesse aqui as chamadas públicas e editais dos programas da Assistência Estudantil do seu campus.

Abaixo, veja o Passo a Passo para obtenção do IVS:

Portaria nº 24/2021 - Estabelece critérios e procedimentos para a realização de estudo socioeconômico e cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos estudantes para fins de classificação nos programas da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFB.

Anexo I - Apresentação do Detalhamento da Metodologia de Cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social

Anexo II - Tabela de Pontuação