Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Nota oficial 12 – Vacina contra a Covid-19

Nota oficial 12 – Vacina contra a Covid-19

Criado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h51 | Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h52 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h59 | Acessos: 844

O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu com surpresa o anúncio do Governo do Distrito Federal (GDF) de vacinar todos os profissionais da educação da rede pública na chamada “operação de guerra”, deixando de fora desta etapa as duas instituições federais públicas de ensino do Distrito Federal: IFB e UnB, que juntas atendem 68.138 estudantes com uma força de trabalho composta por 7.195 profissionais.

Ao contrário de outros Estados que já estão vacinando servidores dos Institutos Federais, o GDF, devido a escassez de doses, elaborou um plano de vacinação por etapas: 1º) educação infantil, 2º) ensino fundamental anos iniciais, 3º) ensino fundamental anos finais, 4º) ensino médio e, por fim, 5º) ensino superior.

De acordo com a informação divulgada pelo GDF, o próximo público a ser vacinado com a vacina de dose única da Janssen, prevista para a próxima semana, serão os servidores da rede distrital, incluindo os profissionais de nível médio.

Ao nosso ver, como também somos instituição pública ofertante de educação básica, deveríamos ter sido incluídos já nesta próxima etapa que começa na semana que vem. No entanto, a informação que recebemos é que ainda não há doses suficientes para todos e, na medida em que forem chegando mais doses de vacinas, novos públicos e instituições de educação serão contemplados.

Lista atualizada — A gestão da Reitoria do IFB não tem poupado esforços para que os seus 1.682 profissionais (docentes, técnicos e colaboradores terceirizados) sejam vacinados o mais breve possível.

Nesta quinta-feira (10) foi realizada uma extração atualizada dos servidores do IFB, a fim de contemplar eventuais novos colegas, (novos professores substitutos, redistribuídos, empossados e em  cooperação técnica) e encaminhada via ofício para a Secretaria de Educação do DF, responsável pelo plano de vacinação da educação. A mesma lista também foi encaminhada para a Secretaria de Saúde (SES).

Sabemos que alguns servidores do IFB, seja por idade, comorbidade ou profissão, já foram imunizados, o que é uma ótima notícia. Desta forma, a própria SES deverá excluir, no momento oportuno, via cruzamento de CPF, eventuais nomes já contemplados.

Articulações — Ontem (10) e hoje (11), a reitora do IFB, Luciana Massukado, conversou com parlamentares da bancada federal do DF e com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, sobre o assunto. O retorno de todos foi imediato e muito positivo. Todos informaram que farão movimentos e articulações junto ao GDF como forma de tentar agilizar a vacinação.

registrado em: