Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Professor do IFB lança segundo livro sobre Criatividade em Matemática
Início do conteúdo da página

Professor do IFB lança segundo livro sobre Criatividade em Matemática

Criado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h44 | Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h44 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h44 | Acessos: 433

Há espaço para criatividade na matemática? O professor Mateus Gianni Fonseca, do IFB Campus Ceilândia, diz que sim. Ele pesquisa o tema desde 2014 e defende: "A matemática é mais do que apenas seguir algoritmos. Trata-se de ler as coisas ao redor de si; de interpretar; hipotetizar; testar; enfim, trata-se de criar soluções diferentes aos mais variados problemas que nos são apresentados no dia a dia".

 

A obra recém publicada se propõe a discutir os efeitos de aulas ministradas a partir de técnicas de criatividade para o desenvolvimento da criatividade, da motivação e do desempenho em matemática. Além de uma defesa teórica, apresenta ainda os roteiros utilizados que podem ser aplicados ou adaptados pelo professor, incluindo novas atividades de acordo com a realidade de cada sala de aula.

Segundo Jack Dieckmann, diretor de Pesquisa da Universidade de Stanford EUA, trata-se de uma obra que “mostra como a criatividade em matemática pode ser apoiada por meio de movimentos pedagógicos e atividades ilustradas e instrutivas”.
 
O livro é fruto de parceria entre os professores Mateus Gianni Fonseca (IFB) e Cleyton Hércules Gontijo (UnB). Juntos são também co-autores do livro "Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação" (primeiro livro da temática publicado no Brasil) e co-organizadores do livro "Criatividade em Matemática: lições da pesquisa".
 
O livro foi feito pela Editora CRV. Interessados podem entrar em contato diretamente com os autores pelo whatsapp (61) 9 9134 3452 e 61 9 9965 2895.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página