Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Projeto Dicas Pedagógicas auxilia docentes no ensino remoto e presencial

Projeto Dicas Pedagógicas auxilia docentes no ensino remoto e presencial

Criado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 14h05 | Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 14h05 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 10h35 | Acessos: 1392
imagem sem descrição.

A partir desta terça-feira, 4 de janeiro, os docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB) terão acesso a vídeos com dicas pedagógicas que visam facilitar a mediação pedagógica, tanto no ensino remoto como no presencial. O conteúdo será divulgado semanalmente, sempre às terças-feiras, e vai contribuir com estratégias para mediar a aprendizagem dos alunos do IFB.

Os vídeos são de curta duração e enviados por e-mail institucional aos professores do instituto. A produção é feita pela Coordenação-Geral de Articulação Pedagógica, em parceria com a Diretoria de Educação a Distância. Os vídeos também estarão disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFB (NEaD)

O projeto Dicas Pedagógicas tem como objetivo amparar o docente no sentido de acolher os estudantes neste momento difícil de distanciamento e também de orientar para a escolha da estratégia mais adequada para mediar a aprendizagem no contexto do ensino remoto, contribuindo para a permanência e para o êxito deles.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Rosa Silva, o projeto, que segue até fevereiro de 2022, deve fortalecer a prática pedagógica dos docentes, apontando dicas de como tornar mais eficaz a mediação da aprendizagem e o diálogo entre professor e estudante.

“São dicas pontuais sobre a importância e a organização do planejamento, da avaliação constante no processo de aprendizagem, sobre a importância dos roteiros de aprendizagem para que os estudantes tenham segurança e desenvolvam a autonomia ao realizar uma tarefa que vai ampliar o seu conhecimento sobre determinado assunto”, detalhou.

Em caso de dúvidas ou se quiser entrar em contato sobre o projeto, o docente deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Elementos para o planejamento - Ensino Presencial ou Não Presencial - Dicas pedagógicas nº 01 - 04/01/2022

Avaliação Diagnóstica - Dicas pedagógicas nº 02 - 11/01/2022

Roteiro de Aprendizagem (Plano de Ensino e Plano de Aula) - Dicas pedagógicas nº 03 - 18/01/2022