Professora do IFB pesquisou sobre a aprendizagem de Matemática de alunos do Proeja
A professora Ana Maria Libório de Oliveira, docente do IFB Campus Estrutural e membro do colegiado da Licenciatura de Matemática, publicou dois artigos sobre pesquisa com o tema “A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA”. Ela investigou dois contextos profissionais com estudantes que frequentavam os cursos da modalidade Integrado a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) dos cursos Técnico em Edificações (IFB Campus Samambaia) e Técnico em Reciclagem (IFB Campus Estrutural), e dentre esses estudantes os que exerciam atividades laborais nos contextos da construção civil — como pedreiros — e nos galpões de materiais recicláveis — como catadores — locais em que se fizeram as pesquisas de campo. Ela utilizou-se de uma metodologia de ensino sobre a Tendência de Ensino da Matemática — Etnomatemática.
A pesquisa oportunizou a criação de 14 atividades decorrentes das ações laborais, e fez-se a análise dos dados por meio da análise de conteúdo, categorizando-as de exploração e confronto entre os conhecimentos matemáticos formais e informais.
Foram publicizados alguns resultados, parcial e final, em dois produtos, no formato de artigos, assim como o repositório da tese. Confira:
“A Percepção Inicial da Etnomatemática no Ensino Proeja em dois Contextos Profissionais”
Estas pesquisas da professora Ana Maria Libório integraram seu doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Educação Matemática, na Universidade do Minho, em Portugal.
Redes Sociais