Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Professora do IFB pesquisou sobre a aprendizagem de Matemática de alunos do Proeja

Criado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 12h20 | Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 12h20 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 12h23 | Acessos: 303

A professora Ana Maria Libório de Oliveira, docente do IFB Campus Estrutural e membro do colegiado da Licenciatura de Matemática, publicou dois artigos sobre pesquisa com o tema “A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA”. Ela investigou dois contextos profissionais com estudantes que frequentavam os cursos da modalidade Integrado a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) dos cursos Técnico em Edificações (IFB Campus Samambaia) e Técnico em Reciclagem (IFB Campus Estrutural), e dentre esses estudantes os que exerciam atividades laborais nos contextos da construção civil — como pedreiros — e nos galpões de materiais recicláveis — como catadores —  locais em que se fizeram as pesquisas de campo. Ela utilizou-se de uma metodologia de ensino sobre a Tendência de Ensino da Matemática — Etnomatemática.

A pesquisa oportunizou a criação de 14 atividades decorrentes das ações laborais, e fez-se a análise dos dados por meio da análise de conteúdo, categorizando-as de exploração e confronto entre os conhecimentos matemáticos formais e informais.

Foram publicizados alguns resultados, parcial e final, em dois produtos, no formato de artigos, assim como o repositório da tese. Confira:

A Percepção Inicial da Etnomatemática no Ensino Proeja em dois Contextos Profissionais

O Conhecimento Mobilizado por Alunos do Proeja em suas Práticas Laborais: Contexto para o Ensino de Matemática

Estas pesquisas da  professora Ana Maria Libório integraram seu doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Educação Matemática, na Universidade do Minho, em Portugal.

registrado em: