Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Como você avalia suas condições de trabalho?

Como você avalia suas condições de trabalho?

Criado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h16 | Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h16 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h16 | Acessos: 352

O IFB realizará o diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que permitirá conhecer de maneira mais aprofundada o contexto de trabalho na instituição, para subsidiar ações que promovam QVT.

Este projeto está sendo realizado por um grupo de trabalho de servidores do IFB em parceria com a Dra Letícia Santos, consultora em QVT, que faz parte do Grupo de Estudos em Ergonomia da Atividade Aplicada ao Setor Público (Ergopublic) do Instituto de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília.

A abordagem adotada pela consultoria externa é intitulada Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) e possui como premissa a promoção sustentável do bem-estar nas organizações a partir do olhar dos trabalhadores como elemento central.

O sucesso da aplicação dessa abordagem depende da efetiva participação dos trabalhadores do IFB durante o processo, que se inicia com a realização do diagnóstico, passa pela reformulação da política de QVT e resulta na elaboração do Programa de QVT do IFB.

A aplicação dessa metodologia inovadora e cientificamente eficaz está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB, vinculada ao objetivo institucional de Implantar a Política de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do IFB.

O diagnóstico será feito por meio da aplicação do Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT) composto por perguntas fechadas e abertas. É um instrumento fácil e rápido de ser preenchido. O anonimato e a confidencialidade das respostas serão garantidos.

Participe do Diagnóstico de QVT

Quem pode participar?
Todos os trabalhadores do IFB (docentes, técnicos, estagiários e terceirizados).

Quando ocorrerá o diagnóstico?
De 26/9/2022 a 10/10/2022.

Como saber mais?
No Portal do IFB >> Espaço do Servidor >> aba “Qualidade de Vida no Trabalho