Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Abertas as inscrições para bolsas de pós-graduação e doutorado da Fundacion Carolina 23/23 (Espanha)

Criado: Terça, 24 de Janeiro de 2023, 08h43 | Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2023, 08h43 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 08h43 | Acessos: 557
imagem sem descrição.

A emergência climática ou a pandemia do COVID-19 destacaram vários fatos importantes. Por um lado, são fenômenos globais que exigem ação coletiva. Por outro lado, embora ninguém escape a ambos os riscos, seu impacto é distribuído de forma desigual, havendo pessoas mais vulneráveis aos seus efeitos. Para além da nossa nacionalidade e condição, o clima ou as pandemias são elos invisíveis que apelam, de forma dramática, ao imperativo universal de preservação de bens comuns como a saúde e a vida de todas as pessoas, face às condições desiguais que tornam Alguns seres humanos mais vulneráveis do que outros. A crise climática e as pandemias são um lembrete do fundamento essencialmente cooperativo da condição humana e da importância do bem comum. Também nos lembram o papel crucial da ciência, tecnologia e conhecimento para o progresso humano, como aspiração coletiva para que cada pessoa possa desenvolver plenamente suas potencialidades em um ambiente social adequado e em um planeta que deve ser preservado para as gerações presentes e futuras. . Isso implica uma tríplice transição social, ecológica e digital, que também deve ser justa.

Esse horizonte universal de progresso para toda a humanidade é o que agora está incluído na  Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável , adotada em 2015 pelas Nações Unidas, e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a sua concretização, o ensino superior e o conhecimento científico e tecnológico constituem um eixo central nos seus cinco “Ps”: cuidar do planeta; o desenvolvimento das pessoas; uma prosperidade compartilhada que não deixa ninguém para trás; paz, justiça e instituições fortes e responsáveis; e as parcerias e associações entre todos os atores.

À semelhança dos anos anteriores, a Agenda 2030 é o horizonte do concurso de bolsas 2023-24 da Fundação Carolina. Também é válido para as instituições e empresas que os apoiam desde o seu conselho de administração, e para as universidades que os acolhem, em Espanha e em todos os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações. A chamada oferece oportunidades de treinamento e pesquisa em todos os campos da Agenda 2030: em ciências e tecnologias básicas  que contribuirão para implementar sistemas sustentáveis de produção e consumo e enfrentar a emergência climática e preservar a biosfera; contribuir para a saúde pública, educação de qualidade e cidades mais habitáveis; promover uma economia e  atividade empresarial mais inclusiva e equitativa ,e promover melhorias na produtividade, emprego decente e progresso material da sociedade; e no campo social e político, promover a mudança institucional, o aprimoramento das políticas públicas e a inovação social, a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e na sociedade como um todo e, com isso, contribuir para tornar as sociedades mais pacíficas e seguras e revitalizar democracia e o estado de direito e sua legitimidade.

Esta é a nossa proposta: com a sua formação pós-graduada e com o seu trabalho de investigação pode também contribuir para a sua concretização.

Para o ano letivo 2023-2024, a atividade formativa da FC articula-se através das seguintes modalidades: pós-graduação, programa de doutoramento e pós-doutoramentos de curta duração, programa de mobilidade docente, programas de bolsas e estudos institucionais.

O número de bolsas e auxílios oferecidos é  de 613,  distribuídos da seguinte forma:

• 242 bolsas de pós-graduação
  • 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado
  •  36 bolsas de mobilidade docente
  • 126 bolsas de estudos institucionais
  • 109 renovações de bolsas de doutorado

NOTA IMPORTANTE

A Carolina Foundation endossa o princípio de igualdade de acesso para pessoas com deficiência e está empenhada em torná-lo eficaz em seu programa de bolsas. Para isso, as pessoas que tenham obtido uma bolsa de estudos e tenham acreditado sua condição de pessoas com deficiência podem notificar nossos serviços estudantis ( Viver na Espanha ), para que recebam as informações e apoio necessários em sua estadia na Espanha e acesso a estudos universitários a serem realizados.

Os benefícios específicos de apoio concedidos pela Fundação estarão vinculados ao tipo e grau de deficiência dos beneficiários.

Para mais informações e para solicitar sua bolsa, acesse o link a seguir: https://gestion.fundacioncarolina.es/programas
registrado em: