Registro Acadêmico do Campus Samambaia promove Oficina do Sistema de Gestão Acadêmico
O IFB Campus Samambaia, por meio da Coordenação de Registro Acadêmico, promoveu oficinas sobre Sistema de Gestão Acadêmico a servidores do campus, especificamente da coordenação pedagógica, das coordenações de curso, da coordenação-geral de ensino e do colegiado de área da construção civil.
O objetivo da iniciativa foi destacar a importância desse instrumento no dia a dia do campus para utilização de informações acadêmicas pelos vários setores e atores da instituição. Foram realizadas no mês de janeiro duas oficinas e uma roda de conversa sobre a gestão de dados acadêmicos.
A geração de informações acadêmicas
A geração de informações acadêmicas parte de três pilares:
- Marco Lógico – regulamentações e marco jurídico que delimitam e normalizam os dados;
- Aparato tecnológico – sistema tecnológico;
- Rede de Atores – pessoas responsáveis por registrar as informações (MORAES, 2016).
A Rede de atores e os Registros Acadêmicos
A Rede de atores, os Registros Acadêmicos são responsáveis pela inserção, guarda e gerenciamento dos dados acadêmicos — ação complexa —, desdobrando-se em várias atividades acessórias. Para tanto é necessário observância de datas e prazos. A comunicação dessas informações Acadêmicas envolve outros sistemas externos à instituição para, inclusive, recebimento de recursos financeiros. O sistema Acadêmico reflete a própria instituição.
O Registro Acadêmico caminha no sentido de romper a dualidade ensino versus administrativo para que soluções integradas entre as várias partes que compõem a educação ofertada pelo IFB sejam alcançadas.
O servidor Fernando Dantas parabenizou a equipe pelo trabalho e avaliou: “Muito boa a oficina. Esclarecedora! Parabéns!”.
Já a servidora Mônica Luciana da Silva Pereira destacou o desempenho da equipe. “Gostei muito da forma como foram explanados os temas e como cada membro do RA teve oportunidade de colaborar; isso mostra que a equipe é unida e trabalha em conjunto. O andamento da oficina foi bem distribuído e a equipe sempre pronta em auxiliar, não apenas durante a oficina, mas em todos os momentos de trabalho. Parabéns e muito obrigada pela oportunidade.”
A servidora Jéssica Pereira de Moraes também deu enfoque à oportunidade de esclarecimento. “Eu gostei muito da formação na oficina. Foi bem esclarecedora.”
A equipe usou como referência bibliográfica a tese de doutorado "Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais" de Gustavo Henrique Moraes, disponível no repositório da UnB: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21409.
Redes Sociais