Projeto QVT

Criado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 07h29 | Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 07h29 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 08h40 | Acessos: 480

QVT é tarefa de todos e responsabilidade institucional!

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um assunto que diz respeito ao nosso dia a dia, à forma como nos relacionamos com o local de trabalho e à maneira que essa relação impacta diretamente a nossa saúde e os nossos resultados. A QVT está relacionada ao bem-estar gerado pelas vivências no ambiente de trabalho.

Para aprimorar a política de QVT de modo que ela seja capaz de normatizar a relação da instituição com os trabalhadores, nas diferentes funções e níveis de atuação profissional, o Instituto Federal de Brasília (IFB) contratou uma consultoria externa especializada para realizar o diagnóstico de QVT.

O contrato n° 12/2021, firmado entre o IFB, a FINATEC e o Ergopublic tem por objetivo viabilizar estudos que permitirá conhecer de maneira mais aprofundada o contexto de trabalho, para balizar novas ações que promovam a QVT no IFB.

A política de QVT será aprimorada com base em um método inovador e cientificamente eficaz que será aplicada pela Dra Letícia Santos e sua equipe de pesquisadores, que fazem parte do Grupo de Estudos em Ergonomia da Atividade Aplicada ao Setor Público (Ergopublic) do Instituto de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília.

A metodologia adotada conta com a aplicação da abordagem Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT). Trata-se de uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores, por isso é muito importante a sua participação.

Como você avalia suas condições de trabalho?

Como você avalia as práticas de gestão dentro do IFB?

A realização deste projeto, está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB, vinculada ao objetivo institucional de promover a qualidade de vida no trabalho.

Colabore para a elaboração do programa que contemplará projetos e ações que precisam ser implementados a curto e médio prazo para que a QVT seja efetiva para todos os que atuam no IFB.

Quer saber mais? Clique aqui para assistir à palestra sobre QVT realizada no dia 23 de setembro de 2022 e aproveite para refletir: "O que é qualidade de vida no trabalho para você?".

registrado em: