Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Comunicado da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Início do conteúdo da página

Comunicado da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Criado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h08 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h08 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h08 | Acessos: 90

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) foi credenciada, e as avaliações não precisarão mais ser via a Universidade UPIS.

 

Os pedidos anteriores feitos nos formulários da CEUA -UPI deverão ser preenchidos nos protocolos de pedido de aula prática e de pesquisa no sistema ceua.ifb.edu.br seguindo os seguintes passos:

1- Acessar a aba "Formulário (Envolvendo Animais) 

2- Iniciar Submissão

3- No campo Finalidade escolher o tipo de relatório (pesquisa, aula prática, extensão, etc)

4- Preencher todos os campos solicitados até chegar no ícone enviar para a CEUA. 

O sistema é bem auto-explicativo e tranquilo de trabalhar.

A partir de agora somente serão liberadas as pesquisas, aulas e projetos de extensão que fizerem o pedido por meio da plataforma on-line.

Observações:

No caso de liberação de aula prática não é necessário preencher uma solicitação por turma e sim fazer o pedido da técnica que será utilizada. Por exemplo, vou dar aula de ordenha para três turmas diferentes, não preciso preencher três formulários, apenas um indicando a metodologia da aula.

Lembrando de informar o quantitativo possível de estudantes, como serão divididos os grupos, qual a interação os animais terão com os estudantes e em casos invasivos como os estudantes irão treinar, antes de fazerem as práticas nos animais (refinar a técnica antes de agir nos animais).   

Mesmo quem já preencheu o formulário da UPIS, agora se faz necessário preencher nosso formulário próprio para prosseguimento. 

As pesquisas e aulas envolvendo práticas diretas com os animais permanecem sem poder ser executadas até o parecer final da CEUA-IFB.

Certa da compreensão e confiante que assim construiremos uma educação mais ética, agradeço e me coloco à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. 

 

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

registrado em:
Fim do conteúdo da página