Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > CIS/PCCTAE/IFB: Nota de apoio às reivindicações da luta dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação

Criado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h34 | Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h34 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h57 | Acessos: 281

A Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) do Instituto Federal de Brasília (IFB) manifesta sua solidariedade e apoio às reivindicações da luta dos(as) servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) de todo o país e, em especial, do IFB, assim como defende o respeito institucional ao direito de greve garantido pelo art. 9º da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

Ressaltamos que os(as) TAEs desempenham um papel fundamental no Instituto em atividades que garantem o acesso de estudantes, docentes e da comunidade em geral aos mais variados serviços. Entre as reivindicações dos(as) servidores(as), a reestruturação da carreira e a reposição salarial têm sido objeto de negociação intensiva da categoria. Atualmente, os(as) TAEs que atuam em todas as instituições federais de ensino no País têm a pior remuneração do serviço público federal; por isso a reestruturação e recomposição salarial da carreira são imprescindíveis. No entanto, até o presente momento, não houve resposta efetiva do governo federal a respeito disso. Contudo, há uma reunião da Mesa Especifica e Temporária relacionada ao PCCTAE agendada para o dia 19 de abril de 2024, às 10h30, no Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A precarização do trabalho atinge estudantes e demais servidores(as) da educação, que vivenciam salas de aulas e laboratórios sem ar-condicionado, sobrecarga de trabalho em razão de quadro reduzido de servidores(as) em alguns departamentos/setores, falta de materiais, de reagentes químicos, de manutenção de equipamentos e de transporte para viagens técnicas, entre outros problemas. Além dessas pautas, a luta por recomposição orçamentária e aumento dos investimentos na educação são objeto de nossa solidariedade. A manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão exige uma ampliação urgente dos recursos financeiros para as instituições federais de ensino.

Sendo assim, reforçamos nosso apoio aos(às) servidores(as) da educação em greve, desejando que as mobilizações sejam exitosas, pois tratam de vitórias pleiteadas para toda a comunidade acadêmica e para a educação pública, de qualidade e gratuita.

Nadjar Aretuza Magalhães (Coordenadora)

Ellen Cristina Martins Peregrino (Coordenadora-Adjunta)

Romaildo Santos de Sousa (Secretário)

Composição da CIS PCCTAE IFB (Resolução n. 1443-Reitoria-IFB, 17/11/2023)