Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > TAE do IFB apresenta resultado de pesquisa no Intercom Centro-Oeste

TAE do IFB apresenta resultado de pesquisa no Intercom Centro-Oeste

Criado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 16h58 | Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 16h58 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 17h03 | Acessos: 83

O servidor Técnico-Administrativo em Educação (TAE) do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wákila Mesquita apresentou no Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no dia 7 de junho, o resultado da pesquisa "História dos estudos em políticas de comunicação", feita como parte do Programa de Incentivo à qualificação do IFB. O servidor realizou uma análise dos títulos das dissertações de mestrado e teses de doutorado da Faculdade de Comunicação da UnB produzidas no período de 1986 a 2015 na linha de pesquisa Políticas de Comunicação.

O objetivo do trabalho foi verificar quais os principais temas pesquisados naquela universidade a respeito das políticas públicas de comunicação. O levantamento apontou que os mestrandos e doutorandos da Faculdade de Comunicação da UnB, que se dedicam a estudar políticas públicas de comunicação, estavam focados principalmente nos temas nacionais e na televisão brasileira.

"Os pesquisadores se dedicaram a estudar a radiodifusão nacional, mas principalmente a televisão. No período em que realizei o levantamento, entre os anos de 1986 a 2015, houve poucas pesquisas sobre a internet e muita coisa sobre a televisão”, explica Mesquita. Outro dado importante que aparece na pesquisa é a relevância dos governos de esquerda no período 2003-2015 para o financiamento das pesquisas e também no financiamento em políticas públicas de comunicação.

Incentivo à pesquisa

O trabalho apresentado pelo servidor, que é jornalista no IFB Campus Recanto das Emas, foi realizado como parte do Programa de Incentivo à qualificação do IFB. O Programa de Incentivo à qualificação seleciona, periodicamente, servidores técnico-administrativos ou docentes que podem se afastar das atividades nos campi ou na Reitoria para dedicar-se exclusivamente à realização de pesquisas, desde que estejam regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado.

Além do financiamento dos servidores para a destinação de parte ou de toda a carga horária para a pesquisa, o Campus Recanto das Emas incentiva a participação em eventos científicos fornecendo transporte e liberando os servidores das atividades laborais nos dias de realização das atividades dos congressos.

Intercom Centro-Oeste

O Intercom Centro-Oeste foi realizado pela Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 5 e 7 de junho no Campus Samambaia da UFG em Goiânia. O evento reuniu pesquisadores da área de comunicação de todos os Estados da Região Centro-Oeste.

registrado em: