Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Ailton Krenak debate o papel da ciência e da tecnologia no enfrentamento às questões climáticas no Fórum RNP

Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h22 | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h22 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h24 | Acessos: 55

Para estimular uma reflexão sobre a relação entre tecnologia e sustentabilidade, a 13ª edição do Fórum RNP contará com a participação de Ailton Krenak. O escritor e ativista dos direitos socioambientais irá abordar a questão climática, assunto cada vez mais relevante para a sociedade. A palestra, que marcará o encerramento da programação do Fórum, será transmitida online gratuitamente, assim como todas as apresentações e debates da programação do evento, que acontecerá em formato híbrido. As inscrições para o Fórum RNP 2024 podem ser feitas neste link.

Empossado no ano passado como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak falará sobre a importância da integração entre a ciência e o conhecimento dos povos originários e populações tradicionais para o enfrentamento da crise climática. O ativista estará acompanhado da escritora e multiartista Rita Carelli.

"É sempre muito bom falar junto com o Ailton. Temos uma parceria de longa data. O pensamento dele é um lugar onde me reconheço também porque fui criada em aldeias indígenas e o conheci quando ainda era criança", comenta Carelli sobre sua parceria com Krenak, que já rendeu livros como Ideias para Adiar o Fim do Mundo (2019) e Futuro Ancestral (2022). E completa: "Estamos, como sociedade, em uma encruzilhada. Precisamos nos questionar profundamente sobre as nossas práticas e sobre a nossa maneira de estar sobre o planeta."

Fórum RNP 2024

O Fórum RNP é promovido anualmente pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para estimular debates sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que aborda assuntos estratégicos para o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Em sua 13º edição, o evento irá discutir como as tecnologias emergentes e as novas formas de colaboração estão moldando o futuro da educação e da sociedade em geral. O encontro contará com palestras, painéis, workshops e flashtalks, além de uma área para negócios, com exposição de produtos e soluções.

"O Fórum RNP consolidou-se como um dos principais eventos nacionais, que une governo, academia e empresas para tratar sobre os desafios das políticas públicas para o ecossistema de saúde, educação, cultura, meio ambiente, pesquisa e ciência e como podemos superá-los com o uso de tecnologias e inovação. Neste ano, como novidade, além de discutir propostas, teremos workshops sobre metodologias e tecnologias aplicadas para que os participantes saiam, além de inspirados, capacitados a produzir soluções com o uso de tecnologias de ponta", destaca o coordenador do evento, Cláudio Silva.

IA, liderança, saúde digital e mais

Tecnologia que vem mudando a maneira como a sociedade funciona, a inteligência artificial (IA) é outro tema que fará parte dos debates. A pesquisadora brasileira Dora Kaufman, autora do livro Desmistificando a Inteligência Artificial, fará uma apresentação sobre o tema e mostrará a necessidade de ensinar as pessoas a usar essa tecnologia da maneira certa.

"Há, sem dúvida, benefícios e pontos de atenção em torno da adoção dessa tecnologia na educação. Quero contribuir de forma significativa para o entendimento e uso estratégico da IA", afirma Kaufman.

Referência na área de liderança e um dos responsáveis por introduzir no Brasil conceitos de gestão contemporânea, o empresário José Salibi Neto abordará conceitos de liderança disruptiva, levando o público a refletir sobre o papel dos líderes em uma organização e a contribuição que eles podem dar às mudanças no ambiente de trabalho.

Em outra apresentação, a ex-secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI e pesquisadora do Instituto de Física da UFRGS Márcia Barbosa apontará os caminhos que o Brasil deve seguir para conseguir inovar e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade. O tema saúde também faz parte do Fórum, com a participação da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, no painel sobre o SUS Digital.

"Queremos provocar a reflexão e que a nossa comunidade possa levar esses conhecimentos para o seu dia a dia e impacte na nossa sociedade em transformação", explica o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

A programação completa do Fórum RNP está disponível neste link.

Primeira edição do Prêmio Ipê

O Fórum RNP 2024 marcará a entrega do Prêmio Ipê, reconhecimento à contribuição individual para a rede acadêmica brasileira e ao Sistema RNP. A honraria será entregue durante uma cerimônia em 29 de agosto, último dia do evento. Os indicados ao período de 2024-2025 contribuíram com a rede acadêmica brasileira e o Sistema RNP nos últimos dez anos.

Entre os homenageados, estão Liane Tarouco, autora do primeiro livro sobre redes de computadores publicado no Brasil, além de ter contribuído significativamente para o desenho e a implementação de redes acadêmicas e metropolitanas no país; Flavio Rech Wagner, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e atual diretor-presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC); e Edmundo Souza e Silva, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ganhador, em 2020, do Prêmio "Destaques em Governança da Internet no Brasil',' do Comitê Gestor da Internet no Brasil, pela contribuição para o desenvolvimento da Internet no país.

A próxima edição do Prêmio será realizada em 2029 e levará em conta o período 2029-2030.

Fonte da notícia: Assessoria/RNP

registrado em: