Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > V Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais recebe trabalhos até 10 de novembro
Início do conteúdo da página

V Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais recebe trabalhos até 10 de novembro

Criado: Quinta, 23 de Outubro de 2025, 11h33 | Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2025, 11h33 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2025, 11h33 | Acessos: 92

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) promoverá, no dia 26 de novembro de 2025, o V Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (V CONERER). O evento, que será realizado em formato remoto, reunirá pesquisadores(as), docentes, estudantes e demais interessados(as) em debater temas relacionados à Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Com o objetivo de promover a reflexão, a formação e a valorização da diversidade, o congresso é um espaço de diálogo entre diferentes saberes e experiências ligadas à luta por equidade racial e social.

As inscrições para submissão de trabalhos foram prorrogadas até 10 de novembro de 2025. Podem participar estudantes, professores, técnicos administrativos em educação e o público em geral, desde que as propostas estejam relacionadas às temáticas afro-brasileiras e indígenas.

Os trabalhos devem ser enviados no formato Resumo Simples, conforme o template disponível no edital. As apresentações ocorrerão durante o evento, e todos os participantes receberão certificados de apresentação ou participação.

O V CONERER está organizado em sete Grupos de Trabalho (GTs):

  1. Educação e políticas públicas para as relações étnico-raciais;

  2. Povos Indígenas: políticas educacionais e sociais e Educação Escolar Indígena Bilíngue e Intercultural;

  3. Feminismo Negro e Interseccionalidade;

  4. Cultura e religiosidade afro-brasileira: visibilidade e enfrentamento ao preconceito;

  5. Cotas e Comissões de Heteroidentificação;

  6. Arte, memória e ancestralidade;

  7. Povos e comunidades tradicionais de matriz africana: territorialidade, identidade, saberes e práticas educacionais quilombola.

Os interessados podem acessar o edital completo e demais informações na página oficial do evento: https://iftm.edu.br/conerer/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página