V Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais recebe trabalhos até 10 de novembro
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) promoverá, no dia 26 de novembro de 2025, o V Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (V CONERER). O evento, que será realizado em formato remoto, reunirá pesquisadores(as), docentes, estudantes e demais interessados(as) em debater temas relacionados à Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Com o objetivo de promover a reflexão, a formação e a valorização da diversidade, o congresso é um espaço de diálogo entre diferentes saberes e experiências ligadas à luta por equidade racial e social.
As inscrições para submissão de trabalhos foram prorrogadas até 10 de novembro de 2025. Podem participar estudantes, professores, técnicos administrativos em educação e o público em geral, desde que as propostas estejam relacionadas às temáticas afro-brasileiras e indígenas.
Os trabalhos devem ser enviados no formato Resumo Simples, conforme o template disponível no edital. As apresentações ocorrerão durante o evento, e todos os participantes receberão certificados de apresentação ou participação.
O V CONERER está organizado em sete Grupos de Trabalho (GTs):
-
Educação e políticas públicas para as relações étnico-raciais;
-
Povos Indígenas: políticas educacionais e sociais e Educação Escolar Indígena Bilíngue e Intercultural;
-
Feminismo Negro e Interseccionalidade;
-
Cultura e religiosidade afro-brasileira: visibilidade e enfrentamento ao preconceito;
-
Cotas e Comissões de Heteroidentificação;
-
Arte, memória e ancestralidade;
-
Povos e comunidades tradicionais de matriz africana: territorialidade, identidade, saberes e práticas educacionais quilombola.
Os interessados podem acessar o edital completo e demais informações na página oficial do evento: https://iftm.edu.br/conerer/.
Redes Sociais