Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > PRGP promove encontro de formação com o tema "Gênero e Raça: Desafios da Liderança Feminina"
Início do conteúdo da página

PRGP promove encontro de formação com o tema "Gênero e Raça: Desafios da Liderança Feminina"

Criado: Quinta, 23 de Outubro de 2025, 17h15 | Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2025, 17h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2025, 17h23 | Acessos: 49

Servidores da área de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram, no dia 22 de outubro, de uma palestra sobre "Gênero e Raça: Desafios da Liderança Feminina".

A palestra foi conduzida pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Prex) do IFB, Diene Ellen Tavares Silva, e pela Coordenadora de Políticas Inclusivas, Nilzélia da Silva Oliveira.

O debate central da formação girou em torno das desigualdades enfrentadas pelas mulheres, tanto na sociedade quanto no acesso a espaços de poder. Foi enfatizado que Gênero e Raça são construções sociais, culturais e históricas que impõem desafios diários.  

A palestra destacou a realidade da sub-representação feminina em posições estratégicas, abordando a "Disparidade no acesso aos espaços de poder". Embora as mulheres sejam mais da metade da população e possuam, em média, maior grau de instrução, elas ocupam uma porcentagem significativamente menor de cargos de chefia no setor público.

As mediadoras incentivaram a reflexão sobre "pré-conceitos" e a necessidade de fortalecer "Práticas antimachistas e antirracistas".  O encontro ressaltou o papel essencial de quebrar o silêncio para combater as desigualdades, ecoando com a citação de Audre Lorde: "O fato de estarmos aqui e de eu falar essas palavras é uma tentativa de quebrar o silêncio e de atenuar algumas das diferenças entre nós, pois não são elas que nos imobilizam, mas sim o silêncio. E há muitos silêncios a serem quebrados".

O debate de temas tão relevantes, como equidade e inclusão, é essencial para consolidar um meio institucional mais justo, respeitoso e produtivo, reforçando as práticas de qualidade de vida no trabalho. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página