IFB apresenta maquete sensitiva como solução pedagógica para deficientes visuais
Estudantes com deficiência visual podem sentir através de diferentes texturas a arquitetura do Congresso Nacional
Os estudantes do curso Técnico Especial de Inglês para Deficiente Visual, ofertado pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga Centro, trouxeram à Expotec/SBPC o projeto maquete sensitiva. A solução pedagógica desenvolvida pelas alunas Fernanda Martins e Edna Caixeta com o apoio da artesã e estagiária de pedagogia, Maria José Cavalcante, propicia aos cursistas, além do aprendizado de outra língua, pois em todos os espaços existem placas em Braille com a descrição do local em português e inglês, o estímulo à imaginação.
“O toque facilita o aprendizado e estimula a imaginação para os cegos de nascença e a memória dos que já enxergaram um dia”, explica Caixeta. A maquete foi desenvolvida com materiais diversificados onde cada textura representa um tipo de estrutura.
IFB na SBPC – Além da maquete sensitiva, o IFB apresenta na Expotec as oficinas Química no dia a dia, Lenha Ecológica e Técnica de Movelaria. Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, a presença do IFB na SBPC, em um stand único de Rede Federal, contribuiu com a consolidação da identidade da Rede. “A ideia do stand único da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica nos possibilitou, além da interação entre estudantes, o fortalecimento da identidade enquanto rede”.
Redes Sociais